Carregando...
Quem degusta um bom café percebe diversos elementos sensoriais presentes na bebida que está entre as mais famosas e tradicionais do Brasil. Aos que degustam os cafés da região Oeste da Bahia, constatam a presença de corpo acentuado, acidez positiva, leve doçura, sabor agradavelmente frutado, gosto remanescente prolongado e aroma floral com boa densidade. Avaliando com profundidade os sabores frutados são identificados nozes, caramelo, chocolate, damascos e tamarindo, e nos aromas florais as rosas e flores silvestres.
Tais elementos da bebida são comprovados através de provas de xícaras atendendo a metodologia da Specialty Coffee Association of America, SCAA, em que degustadores qualificados utilizam-se de diferentes atributos sensoriais como olfato e paladar, para auferir notas e expressões ao café. Este trabalho é necessário para descrever o perfil de bebida, o qual serve como identidade do produto e da região onde foi obtido.
A inédita ação para caracterizar o café da região Oeste da Bahia foi desenvolvida pela Abacafé - Associação dos Produtores de Café do Oeste da Bahia, no último dia 10 de fevereiro, na sala de provas da Cooproeste - Cooperativa Agrícola do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães. O evento reuniu os provadores de cafés da região e consultores qualificados. Sob a coordenação dos árbitros Carlos Novaes da JC Corretagem e Ronaldo Henrique da Cooproeste, foi a primeira prova oficial de cafés da região.
O motivo do trabalho foi a definição qualitativa do padrão do café da região, para fins de compor o projeto da Indicação Geográfica do produto regional. As informações também servirão de base para o futuro enquadramento do produto na hora de carimbar com o selo de origem, bem como para a promoção do mesmo em aspectos comerciais.
Carlos Novaes destacou que o café natural é a bandeira do produto da região, por apresentar características que o mercado internacional busca, a fim de ser usado como base para o blends ou misturas da bebida. Isto significa que os cafés do Cerrado da Bahia são excelentes para composição dos melhores cafés servidos no mundo, o que já achávamos e agora temos certeza.
Mais detalhes no www.abacafe.org.br
|