|
|
Embrapa Gado de Corte
16/02/2012
|
Carregando...
É chegada a hora. Entre os dias 14 a 16 de março de 2012, nos campos experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Unidade Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, ocorre a 7ª edição da Dinâmica Agropecuária – Dinapec. Nesta edição, o grande destaque é o Plano Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).
Dentro do escopo do Plano ABC, a Dinapec 2012 trará para produtores, estudantes e técnicos, novas tecnologias que atendam as diretrizes do Plano em implantar ações que mesclem, o aumento da produção sustentável, de alimentos e energéticas com as preocupações da mudança climática.
De acordo com um dos organizadores do evento, Websten Cesário da Silva, analista para transferência de tecnologia da Embrapa, na Dinapec 2012, o MAPA e o Banco do Brasil estarão presentes no evento explicando as ações do Plano ABC e orientando o produtor que quiser saber mais a respeito das linhas de crédito do Programa ABC. Outro foco é o Programa de Boas Práticas Agropecuárias, afirma Cesário. “Como roteiro tecnológico, vamos mostrar a aplicabilidade dos Boas Práticas Agropecuárias nas fazendas, demostrando o potencial transformador dessa tecnologia da Embrapa”.
Ainda sobre programação, a Dinapec 2012 reúne seis minicursos e 32 estações, agrupadas em dinâmicas, com apresentações de 30 minutos cada. São temas da sétima edição: Manejo do componente florestal em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF); Consórcios Pastagem com Leguminosas; Manejo de Ovinos/Bovinos; Higiene na Ordenha; Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica do Nitrogênio (FNB); Produção de Leite a Pasto; Melhoramento Genético, entre outros.
Os minicursos, intitulam-se: “Controle de Carrapatos em Bovinos”, “Melhoramento genético animal aplicado a Fazenda”, “A reprodução e a produção de Carne”, Atualização no Controle de Parasitos Gastrintestinais de Pequenos Ruminantes”, Silvicultura de Eucaplito”, “Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF): Saída para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento”, ministrados por especialistas da Embrapa e parceiros externos.
Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia, Pedro Paulo Pires, a Dinapec “mostra ao produtor os melhores resultados da pesquisa agropecuária através de giros técnicos. É uma vitrine tecnologias que aproxima os produtores e pesquisadores da Embrapa“.
Os interessados podem visitar gratuitamente os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente. A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, Vila Popular, na saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e e-mail (dinapec@cnpgc.embrapa.br).
Embrapa Florestas (Colombo-PR), Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), Embrapa Soja (Londrina-PR) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) são as Unidades da Empresa envolvidas na VII Dinapec que tem o apoio da Associação para o fomento a pesquisa de melhoramento de forrageiras tropicais (Unipasto), Banco do Brasil, Bounge, Tortuga, COIMMA, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações: (67) 3368-2141 e www.cnpgc.embrapa.br
|