dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Publlicações  
Embrapa lança livro sobre extrativismo da mangaba
A obra traz a visão de diversos pesquisadores sobre aspectos da realidade em torno da fruta e das comunidades que garantem o sustento a partir da sua extração
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Tabuleiros Costeiros
30/01/2012
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança no dia 8 de fevereiro, em Aracaju, o livro “A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo”. 
 
Editada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), com patrocínio do CNPq, a obra traz a visão de diversos pesquisadores sobre aspectos da realidade em torno da fruta e das comunidades que garantem o sustento a partir da sua extração.
 
Estão reunidos no livro reflexões e resultados de oito anos de estudos junto às comunidades de catadoras e apanhadoras do Nordeste, especialmente de Sergipe, do Norte (Pará e Tocantins) e Sudeste (Minas Gerais).
 
Os editores técnicos são os pesquisadores Dalva Maria da Mota, da Embrapa Amazônia Oriental, Josué Francisco da Silva Junior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e Heribert Shmitz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), além da analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Raquel Fernandes de Araújo Rodrigues. O prefácio é da cientista social Edna Ramos de Castro, professora da UFPA.
 
A publicação demonstra a compreensão, por estudiosos de diversas formações, da dinâmica de transformação e conflitos inerentes ao acesso, ao uso e à conservação da mangabeira enquanto recurso natural e traço marcante da história, simbologia e identidade na cultura de Sergipe e outras regiões de ocorrência da fruta. Os pesquisadores traçam um histórico completo sobre a mangabeira desde o período do Descobrimento, abordando também a situação dos seus recursos genéticos no Brasil.
 
O livro relata, ainda, o surgimento e a evolução dos processos de mobilização das catadoras de mangaba em defesa do seu modo de viver e dos seus direitos enquanto população tradicional extrativista.
 
O lançamento do livro “A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo” acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), na avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, às 10 horas. Estarão presentes pesquisadores e chefes da Embrapa e instituições parceiras, além de representantes do Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). (Saulo Coelho)
 
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “A Mangabeira As Catadoras O Extrativismo”
Quem: Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)
Quando: 8 de fevereiro (quarta-feira) – 10 horas
Onde: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros – Av. Beira Mar, 3250, Jardins – Aracaju, SE
Contatos: (79) 4009-1344 / comunica@cpatc.embrapa.br
 
 
 
 
 
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada