dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/01/2022            
 
 
    
Ovinos    
Práticas nutricionais adequadas valorizam carne
Boa genética aliada a bons programas de saúde e alimentação visam à qualidade da carcaça ovina
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
22/12/2011

Não é novidade que para atingir um bom preço no mercado, a carne ovina precisa apresentar boa qualidade. No entanto, chegar ao padrão de qualidade ideal é um processo complexo que envolve cuidados de manejo específicos, partindo da boa genética até um bom programa de saúde e alimentação. Quando o assunto é a nutrição, um bom planejamento de pasto é essencial e deve estar aliado a uma fonte alternativa de alimentos, como o uso estratégico de suplementos. Todos os cuidados envolvidos nesse sistema evitam a terminação de carcaças magras que podem favorecer ao endurecimento das fibras musculares e a consequente desvalorização do produto.

— A principal variável, em termos de qualidade de carcaça, é o grau de acabamento do animal, o que depende do acúmulo de gordura durante a vida dele. Isso está intimamente relacionado ao nível de alimentação — afirma Roberto Sains, pesquisador da Embrapa.

Para chegar ao mercado com um produto sadio e de boa qualidade, o produtor deve contar com animais chegando ao ponto de abate ainda jovens, saudáveis, com boa terminação e boa musculosidade, como diz o pesquisador. Para ele, tudo isso depende do bom atendimento a todos os fatores de produção, começando com animais de boa genética, passando por um bom programa de saúde animal e boa alimentação.

— Dado que a maioria dos sistemas de produção no Brasil é de tipo extensivo, com animais criados a pasto, esse é um sistema que está sujeito a mudanças sazonais e climáticas. Portanto, o produtor precisa levar isso em consideração durante a programação da produção na sua fazenda — orienta Sains.

Como exemplo, ele cita o planejamento forrageiro. É importante saber quais são as épocas do ano quando a quantidade ou a qualidade da forragem cai. Nesse caso, é preciso ter uma fonte alternativa de alimentos, como o uso estratégico de suplementos.

— A questão da suplementação mineral deve ser levada em consideração durante todo o ano, dependendo das deficiências minerais de cada região. Nesse caso, os macrominerais, como fósforo e cálcio, devem ser utilizados, assim como os microminerais — explica.

Ainda de acordo com o pesquisador, uma carcaça muito magra sofre diversos problemas durante o processamento. O primeiro deles se refere ao armazenamento na câmara fria. Nesse caso, a carcaça sofre um choque muito rápido porque ainda não possui o isolamento térmico que o acabamento de gordura fornece. Com isso, o resfriamento da carne ocorre de forma acelerada, o que provoca o endurecimento das fibras musculares.
 
— Minha recomendação aos produtores é realizar uma boa programação, tendo atenção a todos os fatores, começando com animais de boa genética, atendendo à questão do planejamento forrageiro e manejo da pastagem e atentando às diferenças sazonais em que diversos tipos de suplementação devem ser usados — conclui Sains.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Caprinos e Ovinos através do número (88) 3112-7400.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
João Cláudio Manente
22/12/2011 - 11:08
Seria possÝvel confinar os cordeiros utilizando somente sal mineral, massa de mandioca e resÝduo de cervejaria visando maior qualidade na carcaþa?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada