Uma região que até agora é chamada de vale dos esquecidos, passará nos próximos 5 anos a ser chamada de vale dos privilegiados. A sequência de importantes obras que estão sendo realizadas e projetadas para serem executadas neste período, levará esta região a ter uma das melhores logísticas de Mato Grosso e do Centro Oeste. Vejamos: a construção da BR 158 estará concluída até a divisa com o estado do Pará, acreditamos que o trecho da divisa a Santana do Araguaia e desta a Redenção passarão por manutenção, de Redenção a Marabá serão executados serviços de adequação da BR 155 que permitirá trafego pesado.
Por estas rodovias a produção poderá sair de Ribeirão Cascalheira em direção a Marabá em 1.185 km, tendo acesso ao terminal multimodal desta ultima cidade e daí por hidrovia do rio Tocantins, 510 km até o porto de Vila do Conde ou Outeiro no Pará, significando uma redução de custos da ordem de 25% em relação à melhor alternativa existente hoje que é a do intermodal rodo-hidro-ferroviário (São Simão (GO) – Pederneiras – Santos (SP)).
Uma importante obra em fase de desenvolvimento de projetos (ambiental, básico e executivo) é da rodovia BR 080 que ligará Ribeirão Cascalheira(MT) a Luiz Alves(GO), em percurso de 184 km. Isto possibilitará o acesso à Ferrovia Norte Sul em Porangatú (GO) cujo percurso total é de 350 km, ou seja de um total de 350 km faltam somente 184 km para que seja implantada esta rodovia e viabilizado este acesso. De Porangatú ao porto de Itaqui em São Luiz no estado do Maranhão são mais 1600 km por ferrovias.
Outra obra de grande importância para região é a BR 242 que ligará a BR 158(município de Ribeirão Cascalheira) à BR 163 (Sorriso), esta obra foi dividida em 12 trechos tendo concluído 1 (BR 158 a Querência), 3 trechos em obras e 8 trechos com projeto executivo pronto aguardando licitação. E uma das maiores obras no estado de Mato Grosso que é a implantação da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste. Esta obra ligará Campinorte(GO) a Cocalinho(MT), Água Boa(MT) e Lucas do Rio Verde(MT) e desta ao estado de Rondônia em Vilhena. O trecho até Lucas do Rio Verde será de 888 km, tendo o projeto básico concluído no trecho Campinorte a Água Boa e em execução desta a Lucas do Rio Verde. A licitação para elaboração do projeto executivo destes 888 km será lançada até o inicio do próximo ano, tendo 2012 para sua execução. Acreditamos que será possível licitar as obras no segundo semestre de 2013 e as obras concluídas até o final de 2014.
Em resumo para quem quase não tem opção (somente BR 158 no sentido Sul), passará a ter varias opções. Considerando Ribeirão Cascalheira como polo teremos:
Até a próxima e Boas Festas!
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