dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Publlicações  
Simpósio Nacional de Biorrefinarias dará origem a livro
Publicação se baseia nas respostas para perguntas estratégicas discutidas durante o evento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroenergia
28/11/2011
Qual o cenário atual e futuro das biorrefinarias no Brasil e no mundo? Quais os desafios técnicos e econômicos a serem superados? Quais as estratégias públicas e privadas necessárias para o desenvolvimento dessa tecnologia no País? Essas foram as perguntas estratégicas discutidas durante o I Simpósio Nacional de Biorrefinarias. As respostas encontradas no debate darão origem a um livro e serão tema da próxima edição da “Agronergia em Revista”.
 
Realizado em Brasília, dias 29 e 30 de setembro, o evento foi promovido pela Embrapa Agroenergia. Desenvolvendo pesquisas relacionadas ao conceito de biorrefinarias, a instituição sentiu a necessidade de reunir outros agentes envolvidos com o tema para discuti-lo. A Associação Brasileira de Química (ABQ) e a Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento de Biorrefinarias (Siadeb) apoiaram a iniciativa, que foi patrocinada pela Braskem, pela Pentagro Soluções Tecnológicas, pela SINC Instrumentação Científica e pela Thermo-Nova Analítica.
 
Para o coordenador do simpósio, o pesquisador da Embrapa Agroenergia Sílvio Vaz Júnior, o encontro “conseguiu mostrar o estado da arte das biorrefinarias no Brasil e no mundo e, a partir daí, quais os desafios técnicos e econômicos para desenvolver o setor”. Pioneiro no País, o simpósio apresentou 15 palestras e quatro mesas-redondas, das quais estiveram à frente especialistas brasileiros e do exterior. Foram mais de cem participantes, ligados a empresas, institutos de pesquisa, universidades e órgãos governamentais.
 
Na opinião de Vaz Jr., “as biorrefinarias representam uma excelente oportunidade de agregar valor à cadeira produtora da biomassa e de reduzir o impacto ambiental da produção de energia e de produtos químicos”. A Embrapa Agroenergia já tem pesquisas com essa orientação, como o projeto que objetiva desenvolver processos e produtos para aproveitamento de ligninas de resíduos de biomassa para uso na indústria química. Segundo o pesquisador, o evento realizado em setembro permitiu à unidade alinhavar parcerias com o setor industrial para novas pesquisas.
 
A segunda edição do Simpósio está agendada para 2013, mas já em 2012, pesquisadores da Embrapa Agroenergia começarão a trabalhar, em âmbito nacional e internacional, para levantar os temas que deverão entrar na pauta de discussões.
 
O livro e a edição da Agroenergia em Revista produzidos a partir das apresentações e dos debates do Simpósio deverão ser lançados no início de 2012. A revista ficará disponível para download no site www.cnpae.embrapa.br. (Vivian Chies) 
 
 
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada