dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/01/2025            
 
 
    
Bubalinos  
Produção de búfalos tem manejo simplificado
Leite de bubalino é mais valorizado no mercado devido às altas taxas de gordura, proteína e minerais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
21/11/2011

Com grande potencial e rusticidade, os bubalinos ganham espaço na pecuária leiteira. Sendo possível criá-lo em qualquer condição de clima ou solo no estado do Paraná, o manejo é facilitado quando comparado aos bovinos. Além disso, os resultados apresentados por esses animais são extremamente difíceis de serem alcançados com bovinos. Com média de natalidade em torno de 85%, os animais produzem aproximadamente 7l de leite por dia, produto muito valorizado no mercado devido à sua riqueza em gordura, proteína e minerais.

Segundo José Lino, pesquisador na área de zootecnia do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a diferença entre bubalinos leiteiros e bovinos leiteiros é a rusticidade do animal, ou seja, é possível produzir com bubalinos em condições de manejo mais simples do que com o rebanho bovino. Por isso, a rotina de ordenha de um produtor que já está habituado a trabalhar com gado bovino não seria alterada.

— Na questão da alimentação, por exemplo, os búfalos são mais capazes de transformar forrageiras mais grosseiras em alimento de qualidade, nesse caso, o leite — conta o pesquisador.

Quando comparada a animais de raça especializada, a produção leiteira de uma búfala pode parecer uma produção pequena, como diz Lino. Nos trabalhos conduzidos no Iapar, ele conta que tem-se obtido uma produção leiteira em torno de 7l por dia.

— No entanto, pela riqueza de gordura, proteína e minerais, essa matéria-prima, quando trabalhada no laticínio, resulta em uma eficiência maior em comparação ao leite bovino. Para produzir 1kg de queijo a partir de leite de búfala, são necessários 6l de leite. Fazendo a mesma analogia com o gado bovino, serão precisos 10l de leite para obter o mesmo quilo de queijo — explica.

Levando em consideração os agroecossistemas que compõem um sistema de produção de leite de búfala, ou seja, solo, planta e animais, o pesquisador afirma existirem algumas particularidades. Em relação aos solos, por exemplo, há restrição ao uso de produtos químicos. Nesse caso, lança-se mão de adubos verdes e esterco.

— Na questão das forrageiras, procura-se consorciar gramíneas com leguminosas, de tal forma que consigamos atender às necessidades da planta em termos de produção. Já em relação aos animais, onde existe o impedimento do uso de medicamentos alopáticos, como antibióticos, vermífugos e carrapaticidas, temos empregado fitoterápicos para a manutenção do manejo sanitário — conta.

Há uma diferença entre o preço do leite de búfala e de vaca. Essa diferença decorre do melhor rendimento industrial e déficit da matéria-prima no mercado, segundo o entrevistado. Por isso, seria um erro dizer que o búfalo é menos produtivo ou que rende menos ao produtor. Além disso, a média de natalidade do rebanho bovino no Estado do Paraná é de 60%. Já no rebanho bubalino, ela gira em torno de 85%.

Para mais informações, basta entrar em contato com Iapar através do número (43) 3376-2000.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bubalinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada