dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    

A rápida transformação ocorrida nos mercados internacionais, devido à abertura das fronteiras comerciais e ao incomensurável avanço tecnológico, influenciam, diretamente, na gestão das grandes empresas, que buscam, de forma incessante, ferramentas que assessorem no gerenciamento das informações com o objetivo de inseri-las em uma posição privilegiada. Portanto, na atual conjuntura econômica, ser competitivo é uma qualidade de vital importância para o desenvolvimento econômico, financeiro e social do país, o que é uma das maiores responsabilidades de uma organização, ou seja, participar integralmente desse desenvolvimento. 

A necessidade de integrar ferramentas de gestão que propiciem respostas rápidas e precisas para a tomada de decisão é determinante para o crescimento informativo de qualquer organização, seja de grande ou pequeno porte. De acordo com Hansen; Mowen (2003, p. 31), hoje, tanto as empresas grandes quanto as pequenas são afetadas pelas oportunidades oferecidas pela concorrência global.  Segundo Khalil; Rodriguez (2007, p. 01) “numa visão menos global e mais regionalizada estão as microempresas, pequenas unidades mercadológicas, característica esta, que as tornam menos complexas na sua estrutura organizacional, sendo assim, mais ágeis e flexíveis”. 

No entanto, vale chamar a atenção para estas unidades que, ainda, resistem à inserção de conhecimentos novos que proporcionem maiores resultados operacionais, o que provoca a problemática na geração de informações para o processo decisório do pequeno empreendedor, como também, a inserção de técnicas de mensuração, que permitam maiores resultados no gerenciamento das informações e na tomada de decisão. Conforme Almeida (2003) diversos fatores, desde financeiros a operacionais, dificultam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas a difundirem práticas consolidadas de gestão. 
 
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no período, de 2003 a 2007, as pequenas empresas são líderes no comércio em todo o Brasil; No Rio Grande do Norte a Junta Comercial afirma que, atualmente, o Estado possui 99.580 organizações ativas, destas, mais da metade são microempresas.  
 
Dada a importância destas organizações para o crescimento e desenvolvimento da economia nacional e regional, está sendo desenvolvido um projeto de extensão na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com organizações vinculadas à Incubadora do Agronegócio de Mossoró/IAGRAM, o qual nasceu através da criação do Núcleo de Práticas Contábeis/NPC que tem a finalidade de inserir os discentes à realidade das organizações, representando uma oportunidade, singular, para a inserção do estudante às experiências empresariais e a sua preparação para o mercado de trabalho. O projeto tem a participação de vinte e um alunos do curso de Ciências Contábeis matriculados na disciplina de Análise de Custos, objetivando aplicar os conhecimentos ministrados em sala de aula na operacionalização das atividades organizacionais, fornecendo informações essenciais à mensuração do custo, à formação do preço de venda e à rentabilidade que cada produto proporciona. 
 
Este trabalho está sendo desenvolvido através de visitas realizadas às empresas, uma vez por semana, oferecendo ao gestor a oportunidade de tornar a organização mais competitiva. É na informação de custo que o empreendedor tem a possibilidade de reduzir ou alavancar seus investimentos, de verificar a sua rentabilidade, de tomar decisões viáveis, de promover maiores resultados para a empresa, como também, para a sociedade e de exercer as funções de organização, planejamento e controle. 
 
Com a criação do Núcleo de Prática Contábil (NPC) se tornou mais fácil associar o conteúdo teórico, que é estudado em sala de aula, ao dia-a-dia das organizações empresariais. Tendo em vista que, agora, há oportunidade de trabalhar com os discentes o que é ministrado na disciplina Análise de Custos, integrando o aprendizado aos anseios das organizações envolvidas neste projeto, o qual está sendo oferecido em forma de consultoria. O que é de fundamental importância para estas organizações, já que são, totalmente, desprovidas de informações relacionadas à temática.
É inquestionável que a gestão de custo é fundamental para o sucesso do resultado organizacional. Toda via, é necessário que todo o processo de custeio seja direcionado, eficientemente, com o objetivo de captar e apropriar os recursos necessários para a apropriação dos custos ao produto, como também, para o seu gerenciamento. 
 
Até o momento, verificou-se, com as visitas iniciais realizadas, que há necessidade de controle interno e de gestão de custo, como também, existe o anseio dos empreendedores por informações relacionadas à formação do seu preço de venda e de sua rentabilidade, demonstrando total satisfação em fornecer os dados necessários para a elaboração dos relatórios de custos que poderão direcioná-los para um processo de tomada de decisão mais eficaz. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Engenheiro Agrônomo M.Sc. Kleber Santos
19/11/2011 - 10:41
O artigo escrito pela Prof. Luciana estampa a vivÛncia fundamental do corpo discente com o dia a dia das organizaþ§es. Fundamental para a formaþÒo dos futuros profissionais.

Kleber Santos
Conselheiro Federal CONFEA.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
16/01/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
21/10/2011

Mel: adoçando a economia potiguar
19/09/2011

Agronegócio do mel
10/08/2011

O papel da IAGRAM no desenvolvimento do Semiárido
06/06/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada