A rápida transformação ocorrida nos mercados internacionais, devido à abertura das fronteiras comerciais e ao incomensurável avanço tecnológico, influenciam, diretamente, na gestão das grandes empresas, que buscam, de forma incessante, ferramentas que assessorem no gerenciamento das informações com o objetivo de inseri-las em uma posição privilegiada. Portanto, na atual conjuntura econômica, ser competitivo é uma qualidade de vital importância para o desenvolvimento econômico, financeiro e social do país, o que é uma das maiores responsabilidades de uma organização, ou seja, participar integralmente desse desenvolvimento.
A necessidade de integrar ferramentas de gestão que propiciem respostas rápidas e precisas para a tomada de decisão é determinante para o crescimento informativo de qualquer organização, seja de grande ou pequeno porte. De acordo com Hansen; Mowen (2003, p. 31), hoje, tanto as empresas grandes quanto as pequenas são afetadas pelas oportunidades oferecidas pela concorrência global. Segundo Khalil; Rodriguez (2007, p. 01) “numa visão menos global e mais regionalizada estão as microempresas, pequenas unidades mercadológicas, característica esta, que as tornam menos complexas na sua estrutura organizacional, sendo assim, mais ágeis e flexíveis”.
No entanto, vale chamar a atenção para estas unidades que, ainda, resistem à inserção de conhecimentos novos que proporcionem maiores resultados operacionais, o que provoca a problemática na geração de informações para o processo decisório do pequeno empreendedor, como também, a inserção de técnicas de mensuração, que permitam maiores resultados no gerenciamento das informações e na tomada de decisão. Conforme Almeida (2003) diversos fatores, desde financeiros a operacionais, dificultam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas a difundirem práticas consolidadas de gestão.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no período, de 2003 a 2007, as pequenas empresas são líderes no comércio em todo o Brasil; No Rio Grande do Norte a Junta Comercial afirma que, atualmente, o Estado possui 99.580 organizações ativas, destas, mais da metade são microempresas.
Dada a importância destas organizações para o crescimento e desenvolvimento da economia nacional e regional, está sendo desenvolvido um projeto de extensão na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com organizações vinculadas à Incubadora do Agronegócio de Mossoró/IAGRAM, o qual nasceu através da criação do Núcleo de Práticas Contábeis/NPC que tem a finalidade de inserir os discentes à realidade das organizações, representando uma oportunidade, singular, para a inserção do estudante às experiências empresariais e a sua preparação para o mercado de trabalho. O projeto tem a participação de vinte e um alunos do curso de Ciências Contábeis matriculados na disciplina de Análise de Custos, objetivando aplicar os conhecimentos ministrados em sala de aula na operacionalização das atividades organizacionais, fornecendo informações essenciais à mensuração do custo, à formação do preço de venda e à rentabilidade que cada produto proporciona.
Este trabalho está sendo desenvolvido através de visitas realizadas às empresas, uma vez por semana, oferecendo ao gestor a oportunidade de tornar a organização mais competitiva. É na informação de custo que o empreendedor tem a possibilidade de reduzir ou alavancar seus investimentos, de verificar a sua rentabilidade, de tomar decisões viáveis, de promover maiores resultados para a empresa, como também, para a sociedade e de exercer as funções de organização, planejamento e controle.
Com a criação do Núcleo de Prática Contábil (NPC) se tornou mais fácil associar o conteúdo teórico, que é estudado em sala de aula, ao dia-a-dia das organizações empresariais. Tendo em vista que, agora, há oportunidade de trabalhar com os discentes o que é ministrado na disciplina Análise de Custos, integrando o aprendizado aos anseios das organizações envolvidas neste projeto, o qual está sendo oferecido em forma de consultoria. O que é de fundamental importância para estas organizações, já que são, totalmente, desprovidas de informações relacionadas à temática.
É inquestionável que a gestão de custo é fundamental para o sucesso do resultado organizacional. Toda via, é necessário que todo o processo de custeio seja direcionado, eficientemente, com o objetivo de captar e apropriar os recursos necessários para a apropriação dos custos ao produto, como também, para o seu gerenciamento.
Até o momento, verificou-se, com as visitas iniciais realizadas, que há necessidade de controle interno e de gestão de custo, como também, existe o anseio dos empreendedores por informações relacionadas à formação do seu preço de venda e de sua rentabilidade, demonstrando total satisfação em fornecer os dados necessários para a elaboração dos relatórios de custos que poderão direcioná-los para um processo de tomada de decisão mais eficaz.
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