Carregando...
A vaquejada faz parte da cultura do Norte e Nordeste do país e está ganhando cada vez mais importância nos últimos anos. Os cavalos atletas são muito exigidos fisicamente, sofrem com o calor da região e precisam ser muito bem cuidados para que atinjam alta performance durante as provas. Neste contexto, a alimentação se destaca como um dos principais fatores para o sucesso nas competições, precisa ser manejada corretamente e pode fazer a diferença em uma prova.
Além da alimentação com volumoso, como feno, o produtor deve incrementar a nutrição dos cavalos com rações que contenham cerca de 13% de proteína, uma boa quantidade de calorias e seja de fácil digestibilidade. A Socil acaba de lançar no mercado uma ração que tem estas características e promete aumentar o rendimento dos animais, através da redução de produção de calor durante a digestão, melhora cardíaca durante a prova, aumento de explosão muscular e maior recuperação após os treinamentos.
— Após anos de pesquisa conseguimos melhorar a performance dos animais em três fatores: velocidade da frequência cardíaca máxima, frequência cardíaca durante o aquecimento e a taxa de recuperação cardíaca. A ração faz com que os animais aumentem 2 metros por segundo a velocidade na frequência cardíaca máxima, melhorem entre 20% a 40% a recuperação cardíaca depois que acaba a prova e reduz entre 20% e 30% a frequência cardíaca de aquecimento, antes dele começar de fato a correr, o que faz com que ele se poupe mais — detalha Marcelo de Sousa e Silva, gerente de produtos para equinos da Socil.
A melhora nos resultados por causa da ração foi possível graças a uma nova tecnologia importada da Austrália. A Socil mede a performance dos animais através de um equipamento que monitora a frequência cardíaca e velocidade dos animais ao mesmo tempo. Com o aparelho, é possível elaborar testes que influenciem com dados precisos os estudos sobre o impacto da alimentação nas competições. Segundo a Socil, ficou comprovado o benefício direto que a ração tem na performance animal.
— Nós desenvolvemos a Royal Horse Esteira Puxada Forte para que ela contenha proteína na medida certa, alta energia, de fácil digestão e uma ração que contém eletrólitos para repor o que o cavalo perde na transpiração. Ela fornece 13g de proteína bruta (130g por quilo), fornece 3.690 kcal por quilo de ração e é 100% extrusada com aveia adicionada. O alimento extrusado tem até 90% de digestibilidade, o que é muito importante para o animal que pratica esportes. Além disso, contém eletrólitos e aminoácidos — acrescenta.
Silva explica que com os benefícios que a ração proporciona, os produtores não precisam oferecer suplementos aos animais, apenas o volumoso ou o capim picado. Ele recomenda que a quantidade de ração oferecida seja de 1% do peso do animal ao dia, dividido em 2 ou 3 refeições dependendo do tamanho do cavalo.
|