dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Equinos  
Ração aumenta performance de cavalos de vaquejada
Produto reduz frequência cardíaca dos animais nas provas e no treino, melhora digestibilidade e explosão muscular
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
11/11/2011

A vaquejada faz parte da cultura do Norte e Nordeste do país e está ganhando cada vez mais importância nos últimos anos. Os cavalos atletas são muito exigidos fisicamente, sofrem com o calor da região e precisam ser muito bem cuidados para que atinjam alta performance durante as provas. Neste contexto, a alimentação se destaca como um dos principais fatores para o sucesso nas competições, precisa ser manejada corretamente e pode fazer a diferença em uma prova.

Além da alimentação com volumoso, como feno, o produtor deve incrementar a nutrição dos cavalos com rações que contenham cerca de 13% de proteína, uma boa quantidade de calorias e seja de fácil digestibilidade. A Socil acaba de lançar no mercado uma ração que tem estas características e promete aumentar o rendimento dos animais, através da redução de produção de calor durante a digestão, melhora cardíaca durante a prova, aumento de explosão muscular e maior recuperação após os treinamentos.

— Após anos de pesquisa conseguimos melhorar a performance dos animais em três fatores: velocidade da frequência cardíaca máxima, frequência cardíaca durante o aquecimento e a taxa de recuperação cardíaca. A ração faz com que os animais aumentem 2 metros por segundo a velocidade na frequência cardíaca máxima, melhorem entre 20% a 40% a recuperação cardíaca depois que acaba a prova e reduz entre 20% e 30% a frequência cardíaca de aquecimento, antes dele começar de fato a correr, o que faz com que ele se poupe mais — detalha Marcelo de Sousa e Silva, gerente de produtos para equinos da Socil.

A melhora nos resultados por causa da ração foi possível graças a uma nova tecnologia importada da Austrália. A Socil mede a performance dos animais através de um equipamento que monitora a frequência cardíaca e velocidade dos animais ao mesmo tempo. Com o aparelho, é possível elaborar testes que influenciem com dados precisos os estudos sobre o impacto da alimentação nas competições. Segundo a Socil, ficou comprovado o benefício direto que a ração tem na performance animal.

— Nós desenvolvemos a Royal Horse Esteira Puxada Forte para que ela contenha proteína na medida certa, alta energia, de fácil digestão e uma ração que contém eletrólitos para repor o que o cavalo perde na transpiração. Ela fornece 13g de proteína bruta (130g por quilo),  fornece 3.690 kcal por quilo de ração e é 100% extrusada com aveia adicionada. O alimento extrusado tem até 90% de digestibilidade, o que é muito importante para o animal que pratica esportes. Além disso, contém eletrólitos e aminoácidos — acrescenta.

Silva explica que com os benefícios que a ração proporciona, os produtores não precisam oferecer suplementos aos animais, apenas o volumoso ou o capim picado. Ele recomenda que a quantidade de ração oferecida seja de 1% do peso do animal ao dia, dividido em 2 ou 3 refeições dependendo do tamanho do cavalo.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Gondim
22/11/2011 - 17:22
PF, consultem algum especialista antes de publicar asnices dessa grandeza.

adrea
02/06/2012 - 12:15
BOM DIA,

QUAL O PREÇO DE Royal Horse Esteira Puxada Forte,O OUTRO MAIS ENCONTA

wagner fernandes vidal
31/07/2013 - 08:08
Bom dia,A onde eu consigo comprar essa racao e quanto custa,(wagnerfernandesvidal@gmail.com)....

ALEXANDRE CICCHELLI
19/03/2015 - 15:28
A onde no Rio posso comprar essa raçào.
alexcchelli@hotmail.com

Edmário Andrade
01/03/2016 - 22:18
informações nutricionais importantes para uma boa alimentação de nossos animais, muito boa a matéria relacionada ao esporte vaquejada

Para comentar
esta matéria
clique aqui
5 comentários

Conteúdos Relacionados à: Equinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada