Quando pensamos em avanços tecnológicos, estamos acostumados a ouvir conceitos como conectividade, dispositivos 2.0, smartphones, GPS, entre outros. Mas os benefícios dessa evolução não estão restritos ao meio urbano. No campo, a tecnologia é utilizada para auxiliar o produtor a obter diagnósticos mais rápidos e assertivos além de promover chats e fóruns virtuais na busca por melhores soluções agrícolas. Com esse auxílio, além de manter a saúde da lavoura, o produtor adquire novos conhecimentos e protege o meio ambiente já que evita o uso desnecessário de defensivos agrícolas.
E como isso é possível? Explicaremos. Desde 2009 está disponível aos agricultores um serviço composto por um microscópio digital - capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes - e um software com banco de dados e imagens das principais pragas e doenças existentes nas plantações, intitulado Digilab. Ao suspeitar que algum problema esteja ocorrendo na lavoura, o técnico recolhe algumas amostras das plantas, como folhas, hastes ou raízes. Ele realiza uma avaliação comparativa entre o material coletado e as imagens da biblioteca virtual. O software foi desenvolvido com base na literatura especializada e com o apoio de pesquisadores universitários. O banco de dados contempla 33 diferentes pragas, 138 tipos de doenças e 89 espécies de ervas daninhas separadas em 16 culturas. A tecnologia já está presente em 40% do território nacional. Nos últimos dois anos já foram capturadas mais de 40 mil imagens, das quais 12 mil foram catalogadas e seis mil publicadas na biblioteca virtual do serviço.
Como foco em pesquisas agrícolas, o serviço também está disponível na versão 500. Isso significa que professores e pesquisadores tem à disposição uma lupa capaz de aumentar a imagem em até 500 vezes e com isso podem otimizar procedimentos inerentes à pesquisa acadêmica. O trabalho desenvolvido por esses profissionais é primordial na busca de soluções para garantir o bom desempenho da agricultura.
Recentemente, o Digilab evolui para a tecnologia 2.0. Surgido em meados do ano 2000, nos Estados Unidos, o termo 2.0 designa a segunda geração de comunidades e serviços que utiliza a Internet como plataforma de conectividade. O novo software é mais ágil no diagnóstico de alvos no campo. Um sistema de navegação intuitivo, de fácil manuseio, permite a troca rápida de informações. A atualização tornou a nova versão compatível com a maioria dos sistemas operacionais. Além da navegação por ocorrências de pragas, doenças e ervas daninhas, oferece informações personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada usuário.
Outra inovação é a presença de um GPS acoplado ao hardware do equipamento que possibilita georreferenciar a saúde de determinadas culturas do País, da região e até mesmo da propriedade dos usuários. A meta é de que em pouco tempo todos os alertas diagnosticados estejam disponíveis em um roteiro de ocorrências, que será visualizado através de um mapa, via satélite.
Além do conceito 2.0, o Digilab também oferece uma ferramenta para que haja mais mobilidade no campo. A versão mobile é um aplicativo disponível aos usuários de smartphones com sistema operacional android. Ele pode ser utilizado para fotografar pragas, doenças e plantas daninhas, com resposta automática.
Ainda nos resta falar que um dos principais ganhos que o Digilab traz para a agricultura brasileira é a conectividade. Todos os usuários Digilab podem trocar informações entre si por meio da comunidade Top Ciência. O grupo virtual realiza periodicamente chats e fóruns de discussão sobre assuntos pertinentes ao manejo de cultivos. O intercâmbio de informações permite ao usuário a entender melhor as ocorrências encontradas, além de conhecer novas formas de manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas.
Inovações como estas são um reflexo da mudança nas formas de interação entre pessoas, que cada vez utilizam ferramentas de características mais participativas e menos unilaterais. A iniciativa também fomenta o conceito de Agricultura de Excelência, que viabiliza melhores práticas no setor por meio de relacionamento, proximidade, ferramentas e educação, com a finalidade de contribuir para o aumento de produtividade, qualidade e rentabilidade nas lavouras.
Divisão de Proteção de Cultivos da BASF
Com vendas de € 4.033 milhões em 2010, dos quais € 1.030 milhões são da Região América Latina, África e Oriente Médio, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma das líderes em defensivos agrícolas e uma forte parceira da agroindústria ao fornecer fungicidas, inseticidas e herbicidas altamente estabelecidos e inovadores. Os agricultores usam os produtos e serviços da BASF para melhorar a rentabilidade e a qualidade de suas colheitas. Os produtos da BASF também são usados em saúde pública, controle de pragas estruturais/urbanas, plantas ornamentais e gramados, controle de vegetação e silvicultura. A BASF tem por objetivo transformar conhecimento em sucesso imediato. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF visa ser a empresa líder em inovações, otimizando a produção agrícola, melhorando a nutrição e, desta forma, aumentando a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.agro.basf.com.br.
BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida.
2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor
O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010
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