|
|
Kamila Pitombeira
09/10/2013
|
Carregando...
O manejo de plantas daninhas abrange muito mais do que a simples aplicação de herbicidas. Antes de aplicar qualquer o produto, é importante que o produtor obtenha todas as informações necessárias sobre as plantas em questão. Para isso, é necessário estudar tanto a biologia dessas plantas, visando à aquisição de produtos específicos, como o próprio comportamento dos herbicidas no meio ambiente, visando à conservação do meio e evitando impactos negativos no mesmo. Para orientar o público, em geral, sobre o tema, foi lançado o livro “Biologia e Manejo de Plantas Daninhas”, cujo principal objetivo é fornecer informações básicas e acadêmicas para os diferentes níveis de conhecimento do público brasileiro.
Segundo Maurílio Fernandes de Oliveira, pesquisador das áreas Sistemas de Produção e Meio Ambiente da Embrapa Milho e Sorgo, a obra traz, inicialmente, uma conceituação sobre a ciência de plantas daninhas nos diferentes aspectos até o controle químico. O entrevistado é autor de dois capítulos: “Biologia de plantas daninhas” e “Comportamento de herbicidas no ambiente”.
— A biologia de plantas daninhas, apesar de parecer um trabalho acadêmico, é fundamental para o sucesso de manejo de plantas daninhas em lavouras cultivadas ao longo dos anos. A utilização do principal método de controle químico deixa de apresentar insucesso no campo quando temos um procedimento de identificação das diferentes plantas daninhas que compõem a população, visto que o controle químico será feito com produtos mais específicos — afirma o pesquisador.
Partindo para o capítulo seguinte, Oliveira diz que ele visa trazer, para os usuários do controle químico, informações com o objetivo de patrocinar um conhecimento mais amplo para promover a escolha mais adequada de produtos ou evitar certas escolhas de produtos que possam trazer eventuais impactos negativos no ambiente, sabendo que o produto pode ser fotodegradado, volatilizado ou tem alta persistência no solo.
— Por outro lado, sabendo que um produto apresenta uma capacidade de percolação em solos muito arenosos ou com o lençol freático mais superficial, o produtor tem condições de optar por outro, reduzindo o impacto negativo — explica o entrevistado.
O livro está disponível gratuitamente online no link http://omnipax.com.br/site/. Quem desejar obter uma edição em mãos, deve obter mais informações com a Embrapa Milho e Sorgo através do número (31) 3027-1100.
Reportagem exclusiva originalmente publicada em 07/11/0211
|