dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Manejo ideal de plantas daninhas
Controle não está restrito somente ao uso de herbicidas, mas também à informações sobre biologia das plantas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/10/2013

O manejo de plantas daninhas abrange muito mais do que a simples aplicação de herbicidas. Antes de aplicar qualquer o produto, é importante que o produtor obtenha todas as informações necessárias sobre as plantas em questão. Para isso, é necessário estudar tanto a biologia dessas plantas, visando à aquisição de produtos específicos, como o próprio comportamento dos herbicidas no meio ambiente, visando à conservação do meio e evitando impactos negativos no mesmo. Para orientar o público, em geral, sobre o tema, foi lançado o livro “Biologia e Manejo de Plantas Daninhas”, cujo principal objetivo é fornecer informações básicas e acadêmicas para os diferentes níveis de conhecimento do público brasileiro.

Segundo Maurílio Fernandes de Oliveira, pesquisador das áreas Sistemas de Produção e Meio Ambiente da Embrapa Milho e Sorgo, a obra traz, inicialmente, uma conceituação sobre a ciência de plantas daninhas nos diferentes aspectos até o controle químico. O entrevistado é autor de dois capítulos: “Biologia de plantas daninhas” e “Comportamento de herbicidas no ambiente”.

— A biologia de plantas daninhas, apesar de parecer um trabalho acadêmico, é fundamental para o sucesso de manejo de plantas daninhas em lavouras cultivadas ao longo dos anos. A utilização do principal método de controle químico deixa de apresentar insucesso no campo quando temos um procedimento de identificação das diferentes plantas daninhas que compõem a população, visto que o controle químico será feito com produtos mais específicos — afirma o pesquisador.

Partindo para o capítulo seguinte, Oliveira diz que ele visa trazer, para os usuários do controle químico, informações com o objetivo de patrocinar um conhecimento mais amplo para promover a escolha mais adequada de produtos ou evitar certas escolhas de produtos que possam trazer eventuais impactos negativos no ambiente, sabendo que o produto pode ser fotodegradado, volatilizado ou tem alta persistência no solo.

— Por outro lado, sabendo que um produto apresenta uma capacidade de percolação em solos muito arenosos ou com o lençol freático mais superficial, o produtor tem condições de optar por outro, reduzindo o impacto negativo — explica o entrevistado.

O livro está disponível gratuitamente online no link http://omnipax.com.br/site/. Quem desejar obter uma edição em mãos, deve obter mais informações com a Embrapa Milho e Sorgo através do número (31) 3027-1100.


 

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 07/11/0211

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantas invasoras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada