Carregando...
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove na próxima terça-feira (8) dia de campo sobre a produção de leite orgânico com búfalas na Estação Experimental da Lapa, região metropolitana de Curitiba. São esperadas mais de 100 pessoas, entre alunos de colégios agrícolas e de cursos superiores, técnicos, extensionistas e agricultores.
Segundo o pesquisador do Iapar José Lino Martinez, a proposta do evento é mostrar ao produtor rural que há grande potencial para a produção de leite orgânico com búfalas na região. “Por conta de restrições ambientais e de mudanças no sistema de produção, muitos produtores acabaram desistindo da atividade. Não por acaso o rebanho atual de búfalos no Paraná não passa de 30 mil cabeças”, afirma Martinez.
Ele acredita que a região da Lapa pode se tornar polo na produção de produção de leite de búfala. “Existe certa tradição em pecuária leiteira e existem muitas pequenas propriedades no município”, acrescenta. A proximidade com a região metropolitana de Curitiba facilita a comercialização de produtos orgânicos. “Há um segmento significativo da sociedade que busca produtos com essa característica e ele está em grande parte nas grandes metrópoles.”
O pesquisador aposta no desenvolvimento na produção de leite orgânico de bubalinos em outras regiões do Paraná. “Esses animais podem ser criados em qualquer condição de clima e solo do estado. Serão necessários ajustes na alimentação no inverno, por exemplo, em forma de suplementação”, reforça Martinez.
Sobre a opção pelo sistema agroecológico, o pesquisador salienta a dificuldade em produzir leite com rebanho especializado. “Os animais não se adaptam tão bem ao sistema orgânico principalmente por problemas ligados à questão sanitária, como verminose, já que existem diversas restrições quando ao uso de medicamentos”, diz.
Martinez destaca o potencial do Nim, uma árvore de origem indiana, para os búfalos. “Administramos torta de Nim para controle de parasitas intestinais e os resultados foram satisfatórios”. Sobre a alimentação, ele destaca a silagem de capim elefante com milho moído e minerais. “Apesar da baixa qualidade, conseguimos a manutenção de peso de um animal com aproximadamente 650 quilos, prenhe, e ainda amamentando um bezerro”. Essa mesma búfala, ainda de acordo com o pesquisador, produz em média seis quilos de extrato seco de leite por dia, quase o dobro de uma vaca. ( Lucas Araújo)
Serviço
Dia de campo sobre produção de leite orgânico com búfalas
Iapar - Estação Experimental da Lapa (BR-476, km 201)
Data: 8 de novembro (terça-feira)
Horário: 9 horas
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail est_lapa@iapar.br ou pelo telefone (41) 3622-1457, sem custo.
|