dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/07/2022            
 
 
    

O Aquabrasil é um projeto em rede, da Embrapa, que prioriza o uso de tecnologias inovadoras na aquicultura em parceria com universidades, instituições de pesquisa, organizações governamentais e setor produtivo. Ele é constituído por cinco projetos componentes, sendo que o projeto “Estado sanitário de organismos aquáticos cultivados”   foi elaborado com objetivo de atender às principais demandas na área da sanidade aquícola. Os resultados iniciais na sanidade aquícola do Aquabrasil permitiram a estruturação física e de pessoal especializado na área, e hoje há uma equipe de sanidade consolidada dentro do projeto Aquabrasil. 

 
A falta de um manejo sanitário eficiente, tem se revelado como um dos obstáculos que afetam diretamente a produtividade e o crescimento dos sistemas de produção de organismos aquáticos. Assim, uma das metas da equipe de sanidade do Aquabrasil consistiu em atender a demanda de desenvolvimento de novas tecnologias para solucionar os entraves nesta área. Altas densidades, mão-de-obra sem qualificação, manipulação inadequada dos peixes, deficiências nutricionais e variações na qualidade da água foram alguns dos pontos críticos diagnosticados nos trabalhos realizados pela equipe de sanidade. Por isso, um monitoramento regular dos animais na criação, fazendo uso de orientação ou treinamento de produtores, empresários, profissionais e técnicos, associadas a uma padronização de metodologias para diagnóstico parasitológico, histopatológico, bacteriológico e hematológico ou de hemolinfa em peixes e crustáceos cultivados, foi a principal ferramenta desenvolvida pela equipe de sanidade. 
 
Uma publicação contendo os procedimentos básicos de como coletar e enviar amostras de peixes doentes ao laboratório para diagnóstico de enfermidadesfoi produzida pela equipe. Além disso, realizou-se um diagnóstico do estado de saúde dos peixes e crustáceos utilizando as ferramentas padronizadas no projeto. Uma circular técnica contendo a metodologia para coleta e processamento de parasitos de peixes também foi publicada para auxiliar os técnicos e profissionais da área a executar esses procedimentos de forma padronizada. Uma cartilha contendo as principais parasitoses em tilápias cultivadas em Santa Catarina foi elaborada para auxiliar os técnicos e piscicultores. Além de descrever os principais parasitos, esta cartilha também apresenta algumas dicas e recomendações para evitar cada parasitose citada no trabalho. 
 
Ainda com relação aos resultados na sanidade aquícola, podemos citar: a estruturação física e aquisição de equipamentos básicos para laboratórios de diagnóstico de doenças de peixe, como o Laboratório de Piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste; diversos cursos e mini-cursos em estreita parceria com os projetos de nutrição e gestão ambiental do Aquabrasil; testes e avaliações da utilização de alguns imunoestimulantes para peixe e camarão e experimentos iniciais com núcleo homeopático para tilápia. Além disso, a equipe publicou dezenas de artigos científicos em revistas especializadas, incluindo algumas de repercussão internacional, realizou  aulas práticas e várias palestras em eventos, dentre as quais podemos citar: “Boas Práticas de Manejo em Piscicultura”  palestra durante mesa-redonda no X ENBRAPOA, em Buzios, Rio de Janeiro, 2008;  “Enfermidades no cultivo de camarão marinho no Brasil” palestra durante mesa-redonda no IV Simpósio Internacional do Camarão Marinho Cultivado, em Natal, Rio Grande do Norte, 2007; e “Resultados do projeto Aquabrasil” palestra no IV Curso de extensão - enfermidades emergentes na piscicultura brasileira: precauções e soluções, em Jaboticabal, São Paulo, 2011.
 
Esses resultados comprovam que um grande desafio já foi conquistado nos estudos na área de sanidade do Aquabrasil, e acredita-se que outros ainda serão alcançados com a continuidade do projeto. O trabalho em sanidade do Aquabrasil viabilizou a integração de metodologias e conhecimentos específicos regionais em uma rede nacional, fortaleceu e integrou a equipe, proporcionando um potencial técnico científico para atender às demandas da pesquisa em sanidade aquícola regional e nacionalmente. 
 
A proposta para a próxima fase será um plano de ações direcionado às estratégias para tratamento, controle e prevenção das patologias em peixes cultivados de água doce com ações ambientalmente corretas, garantindo a produção e sua rentabilidade econômica.
 
Artigo publicado originalmente em 28/10/2011
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Projeto Aquabrasil - Artigos já Publicados

Pesquisa de nutrição em rede contribui para salto tecnológico em aquicultura
07/12/2011

Avanços já alcançados pelo Projeto Aquabrasil
28/09/2011

Tecnologias como oportunidades para a aquicultura diversificar seus produtos
29/08/2011

Melhoramento genético de peixes: pesque essa ideia
25/07/2011

Disponibilização dos conhecimentos básicos da piscicultura em publicações elaboradas pela equipe do Aquabrasil
22/06/2011

Como a pesquisa vai mudar os rumos da aquicultura no Brasil
20/05/2011

O peixe nosso de todo dia
08/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada