dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Sustentável  
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta quebrando paradigmas
A sustentabilidade do sistema exige conhecimento e domínio tecnológico
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Jamir Luís Silva da Silva
17/12/2014

A integração lavoura e pecuária é um modelo de produção agrícola, do qual precisam ser conhecidos e entendidos os fatores que interferem na interface solo-planta-animal. Esse modelo não é novo e, as tecnologias de manejo recentes não enfocam só a produtividade como fator preponderante, mas outros ligados ao meio ambiente e a qualidade do produto. É importante destacar que quando se trabalha com pastagens (pressupondo animais) e culturas, há dois sistemas biológicos distintos, ou seja, o crescimento e desenvolvimento das plantas em função das condições de meio ambiente e o crescimento e desenvolvimento dos animais em função do meio ambiente e da forragem produzida e disponibilizada a eles.

A alternância de cultivos agrícolas com espécies forrageiras acelera a busca pela construção de sistemas sustentáveis para produção animal e vegetal, possibilitando melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, com menor revolvimento e diversidade de resíduos para renovar a sua matéria orgânica. ILP possibilita introduzir, renovar ou recuperar áreas de pastagens com menor custo, melhora o aproveitamento de nutrientes colocados no sistema, permite distribuição da produção de forragem em épocas críticas do ano, aumenta os níveis de produção animal e vegetal, gera maior rentabilidade e estabilidade, incrementa o controle de plantas daninhas e quebra de ciclos de pragas e doenças. Ainda podemos mencionar a otimização do uso dos equipamentos agrícolas e mão de obra, aumento do giro de capital, aumento de vagas de trabalho e estabilidade financeira.

Entretanto, o sucesso de um sistema de produção integrada depende de alguns fundamentos básicos: o plantio direto, a rotação de cultivos, o uso de insumos e genótipos melhorados, o manejo correto das pastagens e a produção animal em pastejo, preconizando a manutenção de estruturas de pasto que otimizem a colheita de forragem pelo animal e mantenham-no sob lotações que não venham a comprometer o sistema.
 
A sustentabilidade do sistema de produção integrada depende da intensidade de pastejo empregada. Então, integração lavoura e pecuária não é só colocar animais em áreas de sucessão de lavouras ou vice versa, é ter conhecimento e dominar tecnologias, visando sustentabilidade ambiental e produção de alimentos competitivos e com qualidade. Esse, sem dúvida, é o maior paradigma a ser quebrado quanto ao uso da ILP, pois os animais podem inserir grandes benefícios ao sistema, quando o seu manejo for racional. Porém, quando manejada de forma inadequada esta prática pode dar início a um ciclo de degradação do solo com riscos do ponto de vista econômico e ambiental.
 
Finalmente, deve ser destacado que, os aspectos técnicos não devem ser os únicos levados em consideração nas tecnologias de ILPF, aspectos culturais e educacionais são tão ou mais importantes à quebra de paradigmas sobre o uso desses sistemas de produção.
 
Artigo originalmente publicado em 24/10/2011 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Agricultura Sustentável - Artigos já Publicados

O que são serviços ambientais?
30/05/2014

Coevolução de genética e sistemas de produção, um caminho para a sustentabilidade
08/10/2013

Biodiversidade e melhoramento participativo: razão e prática
30/09/2013

Manejo Integrado de Pragas
06/09/2013

Produção integrada de arroz no Brasil
13/06/2011

Monitoramento de indicadores para a produção agrícola sustentável
18/05/2011

Desenvolvimento sustentável na região do estuário da Lagoa dos Patos: será possível?
25/02/2011

Apresentação
14/01/2011

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada