dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/01/2025            
 
 
    
Agronegócio no Semiárido  
Rastreabilidade de pescados: inovação no Semiárido
Software armazena informações referentes ao cultivo e captura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Flávia de Freitas Lopes
21/10/2011
 
A rastreabilidade é uma ferramenta que permite identificar a origem do produto, construindo um histórico de toda a produção, desde o campo até o consumidor final, podendo este ter ou não passado por uma ou mais transformações. Portanto, a rastreabilidade é um conjunto de medidas que possibilitam controlar e monitorar sistematicamente todas as entradas e saídas nas unidades sejam elas produtivas processadoras ou distribuidoras, visando garantir a origem e a qualidade do produto final. 
 
No Brasil e no mundo a rastreabilidade já é fato, principalmente para bovinos e frutas tropicais. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos, portanto as empresas atualmente devem que oferecer garantias da procedência e da qualidade técnica do produto. 
 
Nesse sentido, algo inovador já está sendo implementado na região semiárida do RN. O que até pouco tempo acontecia apenas para produtos agrícolas agora acontece também para pescados. Uma experiência nova que está sendo testada no Oeste Potiguar pelo empreendedor Francisco Pedro Guilherme Neto, dono da Aquabio Aquicultura, empresa do Rio Grande do Norte (RN) que desenvolveu o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (SIBRAP). 
 
O SIBRAP nada mais é do que um software que permite ao produtor armazenar informações referentes ao cultivo e captura do pescado e ao consumidor conferir dados como origem, fabricante e elos da cadeia do produto. O programa de computador ainda está em fase de teste por meio de uma parceria com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na Associação de Aquicultores do Apodi -RN (Aquapo), empresa incubada da IAGRAM e contou com o apoio do programa Sebraetec, voltado para micro e pequenas empresas que buscam ferramentas na área de inovação e tecnologia. Em 2010, com apoio o projeto, o empresário desenvolveu uma segunda versão do software que funciona na internet.
 
O Sistema utilizará um lacre para identificar o lote dos peixes in natura e uma etiqueta nas embalagens dos pescados industrializados. O lacre é feito de plástico e a numeração vazada. O programa de computador mais o lacre e a etiqueta formam o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O software está habilitado a rastrear três itens da cadeia produtiva da aquicultura: molusco (ostra), mexilhões e crustáceos (camarão e lagosta) e peixes criados em água doce ou salgada. O Sibrap traz um enorme valor agregado para os produtores exportadores, pois alguns mercados externos, como o europeu, só aceitam produtos rastreados. Já os pequenos produtores podem comprovar a procedência de seus pescados, uma exigência dos consumidores.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Francisco Xavier Toscano
22/10/2011 - 10:46
Realmente Ú algo inovador, tendo em vista que conhecia apenas para bovinos. O nosso Brasil estß comeþando a investir em tecnologia. ParabÚns pelo artigo Flßvia, ao Francisco Guilherme pela criaþÒo do Software e a IAGRAM pele iniciativa inovadora

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agronegócio no Semiárido - Artigos já Publicados

Avaliação de métodos na diagnose nutricional do melão: uma ferramenta auxiliar para adubação
26/04/2013

Empreendedorismo no agronegócio: tudo são flores
11/07/2012

IAGRAM: Transformando a realidade do semiárido
12/03/2012

Implantação de sistema da qualidade em empresas fomentadas pela IAGRAM/UFERSA
16/01/2012

A depreciação como ferramenta de decisão na irrigação
19/12/2011

A informação de custo para o crescimento e desenvolvimento das organizações vinculadas a IAGRAM
14/11/2011

Mel: adoçando a economia potiguar
19/09/2011

Agronegócio do mel
10/08/2011

O papel da IAGRAM no desenvolvimento do Semiárido
06/06/2011

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada