Carregando...
A Agroceres PIC está lançando no Brasil a nova versão de sua matriz global: a Camborough. Líder nos principais mercados da suinocultura mundial, a nova fêmea será disponibilizada inicialmente para granjas de Multiplicação de Rebanho Fechado (MRF).
Desenvolvida para atender as exigências dos mais modernos sistemas de produção, a Camborough reúne características fundamentais para a competitividade e lucratividade do produtor e da indústria suinícola, como alta prolificidade, ótima habilidade materna e longevidade. Fêmea de alto potencial genético, a Camborough produz leitões de excelente eficiência de crescimento, conversão alimentar e qualidade de carcaça.
“A matriz Camborough se encaixa perfeitamente no conceito de balanço econômico, no qual se priorizam índices zootécnicos cujo foco está em obter mais quilos de carne por desmamados/porca/ano. O que prioriza verdadeiramente a lucratividade do produtor”, explica José Henrique Piva, diretor de Serviços Técnicos da PIC.
Máximo potencial genético
A matriz Camborough se destaca em todos os aspectos levados em consideração quando se avalia a contribuição da fêmea para a lucratividade do sistema produtivo. Altamente produtiva, a matriz reúne atributos importantes como melhor peso pós-desmama, menor intervalo desmama-cobertura, fácil detecção de cio e longevidade reprodutiva. “Os cevados da Camborough têm crescimento rápido, excepcional rendimento de carne magra e qualidade de carcaça”, explica Piva.
Outra característica importante desta matriz é que os cevados da Camborough apresentam ótima conversão alimentar, item preponderante para a redução de custos na suinocultura atual. “A PIC e Agroceres PIC, mais do que qualquer outra empresa de genética de suínos, vêm selecionando, há vários anos, fêmeas com ênfase em conversão alimentar”, afirma Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC. “Isso significa que a Camborough é capaz de produzir um maior número de quilos de carne ao menor custo. O leitão da Camborough rende mais comendo menos, pois apresenta a melhor taxa de conversão alimentar do mercado”, explica.
A Camborough se destaca também por sua habilidade materna e ótimo perfil de manejo. Trata-se de uma matriz dócil e de fácil trato no dia a dia da granja, atributos que facilitam o seu manejo e otimizam o rendimento operacional das equipes das granjas. Outra característica importante da matriz Camborough é a sua maior tolerância a ambientes sob estresse de temperatura e/ou não considerados plenamente ideais. “Como a Camborough é uma matriz global, presente no mundo inteiro, ela está habituada a situações consideradas foras do ideal e, por isso, reage muito bem a situações adversas”, explica o diretor Superintendente da Agroceres PIC.
Motor genético
Símbolo da suinocultura de alta performance, a matriz Camborough é fruto de um trabalho de melhoramento genético ininterrupto, feito com as mais modernas ferramentas da biotecnologia. Líder global em genética de suínos, a PIC e a Agroceres PIC investem constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias de melhoramento genético, mantendo-se sempre na vanguarda científica. “A PIC é a empresa de melhoramento genético animal que mais investe em pesquisa no mundo. Há todo um motor genético por trás da evolução das linhagens da companhia. Com a Camborough não é diferente. Para atingir esse nível de excelência seu desenvolvimento valeu-se de avançadas ferramentas de seleção”, afirma Bruna Pena Sollero, geneticista da Agroceres PIC.
Sollero enfatiza a utilização de recursos tecnológicos de última geração como o PICTraq, um banco de dados com desempenho e pedigree de 12 milhões de suínos em todo mundo, que permite acelerar o progresso genético de seus animais, o GNX Bred, programa que incorpora informações de desempenho dos animais criados em granjas comerciais e o PICMate, sistema de seleção de acasalamentos ideais para maximizar o potencial genético das linhagens, com um mínimo de endogamia, e assim assegurar que os clientes da empresa recebam o melhor em seus plantéis. “A estrutura de pesquisa da PIC e da Agroceres PIC, os investimentos em genômica e a utilização dessas ferramentas tecnológicas, ou seja, dos softwares e hardwares que permitem a compilação e uso das informações coletadas pela equipe de geneticistas, asseguram alta precisão na estimativa de valor genético de nossos animais”, comenta a geneticista.
Mercado brasileiro
As matrizes Camborough já estão disponíveis no mercado brasileiro. Até o final deste ano, a estimativa da Agroceres PIC é de que cerca de 75% do total de avós produzidas por ela sejam para a produção da Camborough. “O lançamento da Camborough no mercado brasileiro é muito importante para nós”, afirma Alexandre Rosa. “Com este lançamento mantemos o compromisso estratégico da Agroceres PIC em garantir a nossos clientes produtos inovadores e com tecnologia de ponta; não apenas melhorando os produtos já existentes, mas trazendo para a suinocultura brasileira o que há de vanguarda no mundo”, finaliza o diretor superintendente da Agroceres PIC. (Márcia Midori)
|