dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Publlicações  
Livro traz relatos de experiências com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta
Publicação reúne observações colhidas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, durante a Expedição Integração Lavoura-Pecuária e Sistema de Plantio Direto, promovida pela FCA e pelo Cenagri Jr.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
FEPAF e FCA/UNESP
06/09/2011

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) está lançando o livro “Integração lavoura-pecuária-floresta: alguns exemplos no Brasil Central”, organizado por Rogério Peres Soratto, Ciro Antonio Rosolem e Carlos Alexandre Costa Crusciol, professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O livro resulta da Expedição Integração Lavoura-Pecuária e Sistema de Plantio Direto que, em 2009, levou um grupo de 40 alunos da FCA para visitar propriedades rurais, localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que adotam os sistemas de integração lavoura-pecuária e plantio direto ou integração lavoura-pecuária-floresta. Em sete dias, o grupo percorreu 3800 quilômetros na região Centro-Oeste, visitando sete fazendas e duas estações experimentais.

Desde sua concepção, a Expedição, organizada pela FCA e pela empresa junior Cenagri Jr., teve como meta gerar conhecimento sobre os sistemas integrados e identificar problemas ainda não solucionados pela pesquisa acadêmica ou pela prática dos produtores.

Antes da publicação do livro, que contém estudos sobre todas as propriedades visitadas, os alunos e docentes que participaram da Expedição debateram os acertos e as dificuldades que encontraram, em dois dias de seminários na Faculdade de Ciências Agronômicas.

Durante a Expedição, foram identificadas algumas condições positivas dos sistemas integrados lavoura-pecuária, como a utilização de uma variedade maior de espécies cultivadas e também alguns entraves, como a dependência do uso de adubo nitrogenado para o sucesso da produção, encarecendo o sistema. 

Apesar de todas as propriedades visitadas utilizarem algum tipo de sistema de integração lavoura pecuária ou de plantio direto, elas apresentam diferenças na forma de manejo. O livro aborda todas as especificidades. “É um relato muito prático do cotidiano dessas propriedades, com suas vantagens, desvantagens e aspectos que podem ser melhorados”, afirma o professor Rogério Peres Soratto.   

Após a Expedição, ao avaliar seus resultados, o professor Ciro Rosolem afirmou “Aprendemos muito e tivemos uma boa idéia do que está acontecendo em termos de produção agrícola no Centro-Oeste do país. Trabalhamos com sistemas agrícolas integrados há mais de dez anos. Nesse contato com os produtores percebemos que estamos respondendo a demandas que, de fato, existem e ficamos a par de outras questões que podemos atender”.

A participação dos alunos também foi elogiada pelo professor Rosolem. “Do ponto de vista da formação foi um ganho extraordinário para quem participou. É uma atividade custosa e complexa, mas com um grande retorno em termos de conhecimento”.

Agora esse conhecimento está à disposição de estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, técnicos agrícolas e demais interessados.

O livro custa R$20,00 e pode ser adquirido através pode ser adquirido diretamente na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, ou através do e-mail publicacao@fepaf.org.br .

 

 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada