dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/11/2024            
 
 
    

Você deve estar pensando no absurdo desta informação. Ou, ainda, que no mínimo houve um erro de redação. Ou então, que isso não passa de uma piada de muito mau gosto. Infelizmente não. Quiséramos nós estar totalmente errados. 

A China já definiu: o Brasil está fadado ao fracasso no tocante à produção agrícola de alho. Aqui no país, nossos produtores nadam contra a correnteza. Ou melhor... nadam, nadam, e morrem na praia. Não, nos portos.

Não adianta o produtor brasileiro respeitar as legislações vigentes, empregar mais de 80.000 trabalhadores e produzir alimentos com qualidade.  Se me permitem dizer: ainda tem muita gente em nosso país que acredita sim, que o que vem de fora é melhor. Sabe aquele comportamento ultrapassado de valorizar o que é estrangeiro em detrimento do que é seu?

Você talvez não saiba, mas com certeza, em busca de uma alimentação saudável, consome alho chinês. Uma dica: faça uma busca rápida no Google e descubra as precárias condições de produção por lá.

Um tanto quanto contraditório: o Brasil celeiro do mundo - produtor de alimentos - não produziria alho? É claro que sim.  Um dos alimentos mais consumidos em nossa culinária e com maior propriedade nutricional, inclusive a renomada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, já constatou:

- Para obter sabor similar a 1 dente do alho nacional são necessários 5 dentes do alho chinês;

- O alho nacional contém 40% a mais de alicina do que o chinês, seu principal ativo composto, responsável pela maioria das propriedades farmacológicas, com propriedades antioxidantes e antibióticas, além de combater bactérias, fungos e vírus.

Então, porque um cidadão BRASILEIRO não consome alho BRASILEIRO? Porque é imposto a esse BRASILEIRO que consuma o alho CHINÊS. Por diferentes motivos: esse alho é desembaraçado nos portos brasileiros a valor abaixo do praticado em solo nacional (o que impede a concorrência com o alho brasileiro), muitas vezes os importadores não recolhem todos os impostos necessários à transação, há ainda a triangulação da mercadoria, isso tudo gera automaticamente, que o mercado da esquina opte por um produto mais barato.

E também, porque nós, produtores brasileiros, temos tecnologia, clima e investimento adequados à produção nacional, mas não nos enxergam, e porque continuam insistindo que você, consumidor, brasileiro, gere emprego na China em detrimento dos empregos no seu país, consuma alimento que não tem qualidade garantida e que continue por muitos e muitos anos sem saber de onde está vindo o alho que você consome. Afinal, isso não seria uma questão de escolha, não é?

Enquanto representantes dos produtores de alho nacional cumprimos nossa obrigação. Lutamos pelos direitos e deveres de nossos produtores. Exigimos do Ministério da Agricultura, da Receita Federal do Brasil, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais de Justiça, dos Parlamentares, medidas que visem à proteção e manutenção da cultura do alho no Brasil.

Mas por coincidência acompanhamos a cada colheita brasileira, justamente em plena comercialização, uma enxurrada de alho chinês sendo desembaraçado nos principais portos brasileiros. E ponto. As consequências da ausência do poder público ficam por aqui: nossos produtores são desestimulados a continuar suas atividades e contabilizamos a extinção de milhares de agricultores familiares.

E no fim dessa história os navios retomam seu curso a espera de uma próxima encomenda brasileira...

Ridículo, não?

Nós, produtores de alho nacional exigimos respeito.

Se você também exige respeito e se sente envergonhado com as políticas públicas adotadas pelo seu país, partilhe a verdadeira história da produção de alho mundial. Divulgue, noticie e comente o que realmente acontece por aqui.

Valorize o que se produz no Brasil. Consuma o alho roxo brasileiro.

WWW.ANAPA.COM.BR

 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
jose donizetti
06/09/2011 - 10:24
rafael vc esta coberto de razao o produto chines na verdade e muito mais caro que o nosso porque nao tem a mesma qualidade

José Marcos de Assís
06/09/2011 - 11:23
Rafael,o ministro da agricultura,tÛm que apertar o cerco,na china se usa muita esc¾ri nas lavouras de alho e arroz sendo que este material aplicado contÚm muitos metais pesados e altamente cancerigenos,para entrar nos paises europeus e Estados Unidos,todos os alhos tÚm um rigoroso teste de lab¾ratorio coisa que eu seÝ que nÒo ocorre para a America Lßtina.

Thawber HC Ferreira
11/09/2011 - 13:00
ParabÚns pela matÚria Rafael.
Desconhecia a realidade do produtores nacionais de alho.
Com certeza vocÛs tÛm nosso apoio.

Humberto Carvalho Morais
25/01/2013 - 17:58
Parabéns Rafael, o que seria dos nossos produtores de alho sem um grande batalhador por essa causa justa.
Abaixo a importação do alho Chinês e outros países exportadores. Vamos consumir alho Nacional que é mais barato e de boa qualidade.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Agronegócio do Alho - Artigos já Publicados

A necessária e legítima renovação do direito antidumping sobre o alho chinês
25/01/2012

China: Economia de Mercado?
10/10/2011

Inicia-se a colheita de alho no Cerrado
01/08/2011

Alho não tem rótulo nem código de barras
25/04/2011

O que esperar do mercado do alho: tendência?
19/11/2010

Brasileiro, você gera emprego... na China
08/09/2010

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada