dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Gestão em Criatórios de Caprinos e Ovinos  
Índices zootécnicos aplicados na caprinocultura e ovinocultura
É importante que se realize uma escrituração zootécnica adequada e de fácil entendimento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emanoel Elzo Leal de Barros
02/09/2011

Dentro da Zootecnia, entende-se por caprinocultura e ovinocultura, a criação racional de animais das espécies caprina e ovina, respectivamente. Estas criações devem estar apoiadas em alguns pilares: um bom manejo nutricional, a escolha correta da raça a ser criada, a adoção de práticas de manejo e um bom planejamento.

Como comentando em outros textos, objetiva-se com este tipo de atividade alcançar resultados econômicos satisfatórios, portanto o produtor que esteja interessado nestas atividades deve ter conhecimento de que estas devem ser entendidas como empresa rural. Neste contexto, esta empresa nada mais é do que uma “Organização econômica e social que reunindo terra, capital, animais, trabalho e direção, se propõe a produzir lucro”.

Para que esta empresa possa alcançar seus objetivos, é necessário estar atento a alguns fatores que influenciam na rentabilidade de um investimento. No caso de empresa rural, fatores internos (ligados a propriedade) e fatores externos à propriedade são de fundamental importância. Ao se conhecer estes fatores, busca-se então a eficiência, que pode ser entendida como a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados, no caso da produção animal a eficiência a ser alcançada é bioeconômica.

Entretanto, para que esta eficiência seja alcançada, funções básicas da administração devem ser priorizados, dentre eles destacam-se o planejamento, a organização, a direção e o controle, os quais quando realizadas em conjunto, formam o que se denomina de processo administrativo. Portanto, no planejamento é o momento de estabelecer metas e índices a serem alcançados com a exploração racional destes animais.

São vários os índices que devem ser considerados em uma exploração animal, podendo se configurar como a principal ferramenta de avaliação do desempenho de um rebanho, pois refletem em forma numérica (relação entre dados) o desempenho dos diversos parâmetros da exploração pecuária.

Entre os diversos índices zootécnicos que podem ser utilizados em uma exploração racional de caprinos e ovinos, podemos destacar os seguintes:

- Índice de fertilidade: obtido pela relação entre o número de fêmeas prenhes e número de fêmeas que foram colocadas em cobertura;
- índice de fecundidade: relação entre o número de crias nascidas e o número de fêmeas em cobertura;
- Mortalidade intra-uterina: deve-se levar em consideração que neste índice está incluído um erro eventual no diagnóstico de gestação. Este índice é obtido pela seguinte equação: ((número de fêmeas prenhes – número de fêmeas que pariram)/número de fêmeas prenhes) x 100).
- Taxa de desmame ou eficiência reprodutiva: é o número de crias desmamadas dividido pelo número de fêmeas em cobertura, multiplicado por 100.
- Relação de desmama: neste índice, a relação entre o peso da cria e o peso da sua mãe é considerado, destacando que quanto maior o peso de desmame da cria em relação à sua mãe, melhores serão os resultados.
- Período de serviço: intervalo de tempo (em dias) compreendido entre um parto e a primeira cobertura fértil posterior a este parto, de uma mesma matriz. Deve-se fazer avaliação média das matrizes.
- Idade à primeira cria: idade na qual a borrega ou a cabrita pariu pela primeira vez. Deve-se fazer avaliação média de todas as borregas e cabritas do rebanho. Este índice tem efeito na estrutura do rebanho.
- Intervalo entre partos (IEP): período compreendido entre dois partos consecutivos de uma matriz. Devemos efetuar a média geral dentro das categorias das matrizes.

Entretanto, para que se possa realizar uma análise dos dados do rebanho, é extremamente importante que se realize uma escrituração zootécnica adequada e de fácil entendimento pelo funcionário responsável pela obtenção destes dados. Caso contrário, a análise final levará a obtenção de informações equivocadas sobre o rebanho e consequentemente a uma tomada de decisão errada.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
JOÃO DAMASCENO PEREIRA FILHO
25/09/2016 - 07:31
Venho acompanhando as publicações editadas nesta página. Como não poderia deixar de ser, são materias de elevado conteudo exclarecedor para leigos e técnicos relacionados com a criação de ovinos e caprinos.
Meus parabens pela excelente atitude de dividir seus conhecimentos técnicos com quem não tem tal conhecimento.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Gestão em Criatórios de Caprinos e Ovinos - Artigos já Publicados

Uso de braquiária para pequenos ruminantes
11/10/2012

Leite de cabra: características e posicionamento no mercado consumidor
26/03/2012

Expectativas para a caprinocultura e ovinocultura em 2012
30/01/2012

Medidas alternativas no controle de verminose em caprinos e ovinos
09/11/2011

Importância de um planejamento alimentar para caprinos e ovinos
06/07/2011

Aspectos da mineralização de ovinos
02/05/2011

Considerações sobre instalações para caprinos e ovinos
02/02/2011

Utilização de alimentos alternativos para ovinos e caprinos
30/12/2010

Consorciação de ovinos com fruteiras
17/11/2010

“Comprovação de origem” e “DNA” para a ovinocultura
08/10/2010

Ovinocultura e caprinocultura no contexto da agricultura familiar
02/09/2010

Mercado para os produtos da ovinocultura
06/08/2010

Rastreabilidade e sua importância para a ovinocultura e caprinocultura
06/07/2010

Utilização do método Monte Carlo para avaliação de risco em um sistema produtivo de ovinos de corte a pasto
25/05/2010

Importância da gestão na caprinocultura e na ovinocultura
15/04/2010

Características da ovinocultura de corte no Brasil
11/03/2010

Conteúdos Relacionados à: Manejo Integrado
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada