dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Publlicações  
Embrapa apresenta livro com estudos sobre o biodiesel
A obra, primeiro livro publicado por este Centro de Pesquisa, é o resultado de um esforço coletivo concentrado de gestores e técnicos da Embrapa e de parceiros institucionais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroenergia
24/08/2011

A Embrapa Agroenergia realiza Seminário, nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília/DF, para apresentar a sociedade o livro COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DE BIODIESEL NO BRASIL: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas.

A obra, primeiro livro publicado por este Centro de Pesquisa, é o resultado de um esforço coletivo concentrado de gestores e técnicos da Embrapa e de parceiros institucionais, coordenado pelos editores técnicos Antônio Maria Gomes de Castro, Suzana Maria Vale Lima e João Flávio Veloso Silva e financiado pela Embrapa Agroenergia e FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.

O livro é o resultado das análises documentais e das discussões geradas por grupos de especialistas, em workshops realizados em diversas regiões do Brasil, visando identificar o estado-de-arte, os gargalos e oportunidades de pesquisa e de produção, considerando cada espécie cultivada e sua cadeia produtiva. Obedecendo-se uma metodologia participativa, quando estavam presentes especialistas em vários segmentos da cadeia produtiva de cada espécie vegetal, que buscaram indicadores e parâmetros mensuráveis do desempenho do setor agroindustrial por espécie.

No Seminário de 15 e 16 de setembro, os editores e autores terão a oportunidade de discorrer sobre os quatorze capítulos do livro. O conteúdo descreve a competitividade do biodiesel, o marco conceitual e metodologia; o agronegócio do biodiesel no Brasil e no mundo; o complexo agroindustrial do biodiesel no Brasil, discutindo-se as cadeias fornecedoras de matérias-primas para o biodiesel, tendo-se como fontes a canola, dendê, girassol, mamona e soja; a comercialização atacadista e varejista do biodiesel; a indústria de biodiesel; a agroindústria de óleo vegetal para a produção de biodiesel; os sistemas produtivos das cinco espécies para a produção de biodiesel; os ambientes institucional e organizacional do complexo agroindustrial do biodiesel; os fatores críticos de competitividade das cadeias produtivas de biodiesel; e a estratégia para a competitividade do biodiesel.

Os estudos de viabilidade, competitividade e sustentabilidade ambiental das cinco principais espécies (soja, dendê, girassol, canola e mamona) em cadeias produtivas de matérias-primas para a produção de biodiesel no Brasil avaliaram os impactos do desenvolvimento tecnológico e gerencial, agrícola e industrial, pesquisados nas redes de PD&I da Embrapa.

A determinação de oportunidades e ameaças e as estratégias de desenvolvimento tecnológico e gerencial, gargalos e competitividade de produção física e qualidade de produtos, vantagens e desvantagens atuais de cada uma das fontes de matérias-primas, bem como os possíveis impactos ambientais e na produção de alimentos que a expansão de cultivos podem causar, serviram de balizamento para esse trabalho.

O estudo dos vários segmentos da cadeia produtiva de cada espécie cultivada como fonte de matéria-prima para a produção de biodiesel permite entender as oportunidades e desafios, bem como as vantagens competitivas de cada cadeia produtiva, para o setor industrial. Indubitavelmente, os mercados internos e externos de biodiesel em expansão abrem novas perspectivas para os produtos e resíduos das cadeias produtivas das espécies soja, dendê, girassol, canola e mamona.

Nesta visão, explica o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, a dinâmica impressa pela metodologia utilizado no trabalho e as contribuições técnicas especializadas que resultaram no livro permitiram aos editores, uma formidável validação dos dados e dos conceitos emitidos.

Aliando a comprovada experiência agronômica e do negócio agrícola dos pesquisadores da Embrapa, a obra constitui-se em uma valiosa contribuição ao negócio de produção de óleos e biodiesel, alicerçada no conhecimento integrado das cadeias produtivas das cinco espécies oleaginosas focadas. “Este livro é bastante oportuno, atual, e necessário para o negócio de biodiesel no Brasil, e temos a expectativa de que possa contribuir para colocar o tema em um patamar mais elevado de conhecimento, ampliando as oportunidades de solução para novos e crescentes desafios da produtividade com sustentabilidade”, conclui Durães.

O livro COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DE BIODIESEL NO BRASIL: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas está à venda na livraria da Embrapa www.embrapa.br/liv), a R$ 95,00 o exemplar. Mais informações pelo email vendas@sct.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-4236. (Daniela Garcia Collares)

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada