|
|
Embrapa Agroenergia
24/08/2011
|
Carregando...
A Embrapa Agroenergia realiza Seminário, nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília/DF, para apresentar a sociedade o livro COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DE BIODIESEL NO BRASIL: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas.
A obra, primeiro livro publicado por este Centro de Pesquisa, é o resultado de um esforço coletivo concentrado de gestores e técnicos da Embrapa e de parceiros institucionais, coordenado pelos editores técnicos Antônio Maria Gomes de Castro, Suzana Maria Vale Lima e João Flávio Veloso Silva e financiado pela Embrapa Agroenergia e FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.
O livro é o resultado das análises documentais e das discussões geradas por grupos de especialistas, em workshops realizados em diversas regiões do Brasil, visando identificar o estado-de-arte, os gargalos e oportunidades de pesquisa e de produção, considerando cada espécie cultivada e sua cadeia produtiva. Obedecendo-se uma metodologia participativa, quando estavam presentes especialistas em vários segmentos da cadeia produtiva de cada espécie vegetal, que buscaram indicadores e parâmetros mensuráveis do desempenho do setor agroindustrial por espécie.
No Seminário de 15 e 16 de setembro, os editores e autores terão a oportunidade de discorrer sobre os quatorze capítulos do livro. O conteúdo descreve a competitividade do biodiesel, o marco conceitual e metodologia; o agronegócio do biodiesel no Brasil e no mundo; o complexo agroindustrial do biodiesel no Brasil, discutindo-se as cadeias fornecedoras de matérias-primas para o biodiesel, tendo-se como fontes a canola, dendê, girassol, mamona e soja; a comercialização atacadista e varejista do biodiesel; a indústria de biodiesel; a agroindústria de óleo vegetal para a produção de biodiesel; os sistemas produtivos das cinco espécies para a produção de biodiesel; os ambientes institucional e organizacional do complexo agroindustrial do biodiesel; os fatores críticos de competitividade das cadeias produtivas de biodiesel; e a estratégia para a competitividade do biodiesel.
Os estudos de viabilidade, competitividade e sustentabilidade ambiental das cinco principais espécies (soja, dendê, girassol, canola e mamona) em cadeias produtivas de matérias-primas para a produção de biodiesel no Brasil avaliaram os impactos do desenvolvimento tecnológico e gerencial, agrícola e industrial, pesquisados nas redes de PD&I da Embrapa.
A determinação de oportunidades e ameaças e as estratégias de desenvolvimento tecnológico e gerencial, gargalos e competitividade de produção física e qualidade de produtos, vantagens e desvantagens atuais de cada uma das fontes de matérias-primas, bem como os possíveis impactos ambientais e na produção de alimentos que a expansão de cultivos podem causar, serviram de balizamento para esse trabalho.
O estudo dos vários segmentos da cadeia produtiva de cada espécie cultivada como fonte de matéria-prima para a produção de biodiesel permite entender as oportunidades e desafios, bem como as vantagens competitivas de cada cadeia produtiva, para o setor industrial. Indubitavelmente, os mercados internos e externos de biodiesel em expansão abrem novas perspectivas para os produtos e resíduos das cadeias produtivas das espécies soja, dendê, girassol, canola e mamona.
Nesta visão, explica o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, a dinâmica impressa pela metodologia utilizado no trabalho e as contribuições técnicas especializadas que resultaram no livro permitiram aos editores, uma formidável validação dos dados e dos conceitos emitidos.
Aliando a comprovada experiência agronômica e do negócio agrícola dos pesquisadores da Embrapa, a obra constitui-se em uma valiosa contribuição ao negócio de produção de óleos e biodiesel, alicerçada no conhecimento integrado das cadeias produtivas das cinco espécies oleaginosas focadas. “Este livro é bastante oportuno, atual, e necessário para o negócio de biodiesel no Brasil, e temos a expectativa de que possa contribuir para colocar o tema em um patamar mais elevado de conhecimento, ampliando as oportunidades de solução para novos e crescentes desafios da produtividade com sustentabilidade”, conclui Durães.
O livro COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DE BIODIESEL NO BRASIL: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas está à venda na livraria da Embrapa www.embrapa.br/liv), a R$ 95,00 o exemplar. Mais informações pelo email vendas@sct.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-4236. (Daniela Garcia Collares)
|