A Produção de sementes de forrageiras, (safra 2010/2011), caracteriza-se pelo seu plantio em 2010 e colheita em 2011. Sua comercialização, inicia em 2011 e prolonga-se até Maio de 2012.
Na safra anterior, em função da diminuição das áreas e secas prolongadas no período de produção das sementes, houve uma diminuição na oferta e como consequência um grande aumento nos preços, estimulados pelas atividades pecuárias que ofereciam bons preços pela carne bovina.
Em 2011, as chuvas ocorreram na época e em quantidades adequadas à produção, e a oferta deve ser melhor quando comparada à 2010.
No momento estamos no início da safra e para o segundo semestre, com o final das colheitas, os preços tendem à aumentar, em função da diminuição da oferta, mas não como aconteceu em 2010.
Devemos considerar que algumas cultivares (Massai, Xaroés,...) não se enquadram neste cenário, pois sua disponibilidade é pequena, e os preços já estão em alta.
Além da disponibilidade de sementes das forrageiras, alguns outros fatores influenciam bastante o mercado destas sementes, aumentando a sua demanda, como por exemplo, a boa fase por que passa a pecuária, com bons preços oferecidos pela arroba bovina, a reposição firme, principalmente para as categorias próximas ao abate, novas perspectivas de exportação de carne in natura (USA) e baixa oferta de animais para abate, são fatores que estimulam o setor, na formação ou reforma de pastagens.
Podemos dizer que 2011 será um ano com melhores produções, com preços não tão elevados como em 2010, mas que poderão ter até o final do ano, preços em alta, em função de todo este cenário por que passa a nossa pecuária.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |