A cultura do milho pode ser hospedeira de vários tipos de nematoides. De acordo com dados da Embrapa, mais de 40 espécies de 12 gêneros têm sido observadas nas raízes do milho em todas as partes do mundo onde o cereal é cultivado. Resultados de pesquisas também demonstram que o controle químico dos nematoides na cultura do milho pode gerar um aumento da produção de grãos em até 39%¹.
No norte do Mato Grosso, a incidência de nematoides vêm aumentando e, com ela, também cresceu a preocupação dos produtores para realizar o manejo adequado da praga. Os sintomas causados pelos nematoides dependem da população e das espécies existente na área, porém, na maioria dos casos, os ataques ocorrem em reboleiras, e afetam o desenvolvimento da planta, que pode se tornar raquítica e improdutiva, além de apresentar sintomas semelhantes à deficiência nutricional.
Os métodos de erradicação para o tratamento de grandes culturas se tornam inviáveis e a principal opção é trabalhar de acordo com um manejo adequado, que tenha o objetivo de reduzir a população para um nível que não cause danos.
Cabe ao produtor pensar em todo o sistema produtivo para um manejo correto, desde a escolha da variedade de soja que será cultivada na safra verão, para depois avaliar qual híbrido será usado na safrinha. Também é muito importante manter a área livre de soqueiras ou plantas daninhas na entre safra, e, jamais esquecer do controle químico que é uma das ferramentas mais importantes para auxilio do manejo.
Frente ao problema causado por nematoides, a Bayer CropScience apresenta soluções inovadoras para os produtores de todo o Brasil e disponibiliza de importantes ferramentas para auxiliar o manejo. Dentre os principais destaques está o inseticida CropStar®. De uso exclusivo para tratamento de sementes, seu grande diferencial é o controle conjunto de pragas sugadoras, mastigadoras (lagartas) e nematoides.
Na última safra a empresa apresentou excelentes resultados com a utilização de CropStar® no norte do Mato Grosso. Com 60 dias após o plantio, houve uma redução significativa de aproximadamente 60% dos nematoides do tipo Pratylenchus sp, de 62% da espécie Meloidogyne sp e 81% do Heterodera sp na raiz.
Devido às suas propriedades físico-químicas, CropStar® tem estabilidade em diferentes condições climáticas, sendo absorvido e translocado rapidamente, protegendo a planta no momento mais crítico. Sua formulação é de última geração, proporcionando uniformidade de distribuição e excelente aderência às sementes, sem formação de pó no processo de tratamento, nas sacarias de sementes e na semeadura. O produto confere maior período de proteção e, em virtude da sua modalidade de aplicação, é seletivo a inimigos naturais.
Áreas tratadas com CropStar® resultam em plantas vigorosas, com estande normal, uniformes e com potencial produtivo, tanto por seu desempenho como inseticida-nematicida quanto pelos benefícios proporcionados pela Força Anti-Stress (FAS), que influencia de forma positiva a fisiologia da planta, melhorando a circulação, distribuição e absorção dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento completo.
[1] Referência
PINTO Nicésio Filadelfo J. A. Controle de nematóides. Embrapa, 2008 Disponível em:
<http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Milho/CultivodoMilho_4ed/doencasnematoides.htm > Acesso em abril de 2010.
|