dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Publlicações    
Embrapa disponibiliza versão em português de descritores do arroz
O documento é destinado a consultas para pesquisadores, professores e estudantes universitários de agronomia e áreas afins
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Arroz e Feijão
07/07/2011

A Embrapa Arroz e Feijão torna publico na versão em português o documento “Descritores para arroz silvestre e cultivado (Oryza spp), produzido pela Bioversity International, Roma (Itália), Africa Rice Center - WARDA, Cotonou (Benin) e Internacional Rice Rescarch Institute - IRRI, Los Baños, (Filipinas) instituições pertencentes ao Grupo Consultivo para la Investigación Agrícola Internacional – CGIAR, Bogor (Indonésia). O documento é destinado a consultas para pesquisadores, professores e estudantes universitários de agronomia e áreas afins.

Trata-se de uma lista de descritores utilizados internacionalmente para as espécies do gênero Oryza, trazendo dados específicos para os germoplasmas silvestres e cultivados, elementos que são muito úteis para pesquisadores das áreas de Recursos Genéticos, Botânica, Melhoramento de Plantas e afins.

Esta tradução foi uma iniciativa da Embrapa Arroz e Feijão que solicitou às instituições autoras da pesquisa permissão para traduzir o material, tendo em vista a importância da cultura do arroz no Brasil e a expressiva contribuição de nossos pesquisadores para a cadeia produtiva do arroz. “O uso de descritores padronizados internacionalmente torna mais fácil o compartilhamento de informações entre instituições de pesquisa de diferentes países. Com a facilidade de estar disponível em português, este documento terá um alcance ainda maior entre os pesquisadores de países de língua portuguesa e destaca a participação da Embrapa junto a estas importantes instituições internacionais de pesquisa”, afirma a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Patricia Valle Pinheiro, responsável pela tradução do documento para o português.

A publicação traz cinco tipos de descritores: Passaporte, Manejo, Ambiente e Local, Caracterização e Avaliação. A Bioversity recomenda o registro das quatro primeiras categorias para todos os acessos, por se tratarem de informações de identificação dos acessos. Para a quinta categoria, Avaliação, são necessários ensaios repetidos ao longo do tempo, permitindo uma descrição mais detalhada do germoplasma.

Apesar de que a codificação sugerida não deve ser considerada como um esquema definitivo, esse formato representa uma importante ferramenta para um sistema de caracterização padronizada, incentivada pela Bioversity em todo o mundo. A listagem de descritores constitui um formato internacional e produz uma ‘linguagem’ universal para dados de recursos genéticos vegetais de arroz. Outro aspecto importante é que a adoção desse esquema para codificação de dados, ou pelo menos a produção de um método de transformação para converter outros esquemas no formato da Bioversity, produzirá meios rápidos, confiáveis e eficientes para armazenamento, recuperação e comunicação de informação, bem como auxiliará no uso do germoplasma. (Hélio Magalhães)

Os Descritores de arroz estão disponíveis no site da Bioversity International:
http://www.bioversityinternational.org/nc/publications/publication/issue/-b68c0c4e8c.html
Sugestões para melhorar o documento ‘Descritores para arroz silvestre e cultivado’ serão bem aceitas pela Bioversity, IRRI, AfricaRice e Embrapa.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada