A vida moderna exige que exerçamos muitas atividades, tanto profissionais quanto pessoais, e diante de tantos compromissos e obrigações nos vemos incapacitados de resolvermos tudo. Para o produtor rural isso faz parte do seu dia a dia, pois todas as decisões giram em torno dele.
Como o produtor rural é um empreendedor necessita de tempo para pesquisar e avaliar a direção do seu negócio e dentro dessa “correria” acaba perdendo as oportunidades disponibilizadas pelo mercado.
Uma forma eficiente de reduzir esta “correria” é a utilização de controles internos que forcem a equipe a cumprir o que é determinado e dentro do prazo correto.
Não é possível reduzir os gastos e riscos de um negócio sem organização. Sem informações precisas todas as decisões acabam sendo feitas no “achismo” e é em momentos de preços baixos que estas decisões causam maiores perdas.
Com o preço dos produtos agrícolas em alta e com previsão de manutenção nestes patamares, é ideal ao produtor rural repensar e investir em controles internos como forma de maximizar estes ganhos.
A grande dificuldade é aceitar a necessidade de mudar em momentos de ganho e quando decide se depara com outro problema. A estrutura física e de pessoal não esta adequada para iniciar o processo de controle do negócio.
A dica é contratar um consultor em gestão para ajudar a organizar a estrutura física e para a contratação ou treinamento das pessoas que estarão envolvidas neste processo.
Isto requer investimento financeiro e dependendo da situação pode ser baixo ou alto. Entretanto ele é compensado com ganho de tempo e do produtor para gerenciar melhor seu empreendimento.
O mercado necessita de mais produtos e aumentar de produção exige mais tecnologia ou aumento da área. Aumentar a área exige investimentos elevados. Entretanto implantar novas tecnologias exigem maior organização e controle para que o resultado apareça.
Existem inúmeras ferramentas disponíveis, entretanto as mais usadas podem não ser as melhores para o controle que você produtor necessita, é preciso avaliar o que mais se adapta a realidade do negócio e utilizar somente aquilo que apresenta melhor resultado.
É preciso pensar inicialmente no controle dos itens que representam as maiores saídas de recurso, como adubos, defensivos e óleo diesel. Mesmo que os controles iniciais sejam feitos a mão, mas o objetivo é que representem a realidade do negócio.
Controle só existe se representar a realidade e se os números forem condizentes com a parte física.
Por isso se realmente quer conhecer e aumentar o seu negócio, controle e descubra informações que irão direcionar suas decisões para o que realmente interessa, ter LUCRO.
|