|
|
Kamila Pitombeira
22/06/2011
|
Carregando...
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, muitos produtores têm buscado produtos que minimizem os riscos quando o assunto é o controle de doenças. As empresas não ficam de fora e uma delas, a Bayer CropScience, acaba de lançar uma nova ferramenta para manejo da ferrugem do café. Apresentado pela empresa na 14ª edição da Expocafé, de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas (MG), o Disco de Recomendações Sphere Max promete minimizar os riscos de eventuais recomendações inadequadas ao utilizar o produto Sphere Max para o controle da ferrugem do café.
Segundo José Frugis, gerente de Cultura do Café da Bayer CropScience, o Disco de Recomendações Sphere Max é uma inovação que a Bayer leva para o campo para dar suporte ao produtor no manejo de controle da ferrugem do café e tem como objetivo principal levar ao produtor segurança na recomendação do produto Sphere Max para controle da doença.
— O disco de recomendações leva uma segurança ao produtor porque ele traz variáveis de recomendações como altura da planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação — explica o gerente.
De acordo com ele, ao girar o disco, o produtor tem a recomendação exata para cada lavoura e, com isso, tira-se a margem de erro que existia nas recomendações antigas, quando havia apenas uma recomendação para todos os tipos de lavouras.
— O disco conta com variáveis de recomendações como altura de planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação. Mas todos os técnicos e engenheiros sabem que existem mais variáveis, como nutrição de planta e índice pluviométrico — ressalta Frugis.
Ele afirma que, portanto, ao ir ao campo e utilizar o disco, o técnico deve também ter um bom senso na hora da recomendação. Ele deve ainda saber qual o histórico de adubação da lavoura e outras informações que o disco não contempla. Por isso, nada substitui que um técnico ou um agrônomo esteja no campo com o disco para fazer as recomendações.
— O controle da ferrugem traz como benefício principal a manutenção das folhas. Isso é muito importante para que o produtor obtenha uma boa produtividade. Ao usar corretamente o disco e ao utilizar o Sphere Max para o controle da ferrugem, o produtor terá como principal benefício a manutenção dessa produtividade — garante o gerente.
Ele diz que o controle da ferrugem já está dentro dos custos de produção de grande parte dos médios e grandes agricultores. Esse custo varia de acordo com a carga pendente e o estado nutricional das plantas.
— Mas o disco leva como benefício principal a utilização da dose certa. Ao utilizar a dose certa, em alguns momentos, o produtor pode inclusive economizar — conclui.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Bayer CropScience através do número (11) 5694-5166.
|