dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Banana    
Irrigação correta traz bons rendimentos
Escolha de sistema adequado, bom manejo e atenção à idade da planta podem ser responsáveis pelo bom andamento da bananicultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
25/11/2013

Uma das técnicas de manejo responsáveis pela boa produtividade na cultura da banana é a irrigação. Mas é preciso ficar atento aos tipos de irrigação mais indicados para cada produtor. Para isso, deve-se levar em consideração fatores como clima, solo e até mesmo a idade da planta. Segundo Édio Luiz da Costa, pesquisador da Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o primeiro ponto a ser levantado é que o rendimento da bananeira é bastante afetado pelas condições hídricas do solo. Tanto deficiência, quanto excesso de água, causam redução no desenvolvimento e na produtividade.

— Uma das dificuldades que o produtor encontra, muitas vezes, é ter um sistema de irrigação eficiente, que seja projetado para as condições que ele tem no local. Entre os aspectos que devem ser considerados na hora da escolha de um bom sistema de irrigação, destacam-se a área a ser irrigada, a topografia, a qualidade da água, o tipo de solo, o clima, a capacidade de investimento do produtor, o espaçamento da cultura, a mão-de-obra disponível e se ele tem assistência técnica ou não — conta o pesquisador.

Portanto, de acordo com ele, quando o manejo da irrigação não é feito adequadamente, joga-se água e energia elétrica fora. Além disso, há uma perda de nutrientes do solo devido à lixiviação de adubos e fertilizantes que estariam nesse solo.

Costa diz que, levando em consideração do maior para o menor consumo de água, a bananeira pode ser irrigada por método de superfície, de aspersão e localizado. Dentro do método de superfície, o mais comum é o sistema de sulcos, onde se gasta muita água, pois ela é conduzida na superfície do solo sem tubulação.

— Na aspersão, temos a convencional e a subcopa, que é a mais recomendada para a cultura em termos de aspersão. Isso porque o jato é mais baixo e mais próximo da horizontal que o convencional, o que faz com que o aproveitamento da água aplicada seja melhor. Já a localizada, sistema de maior custo, se divide nos termos de microaspersão e gotejamento, que é o que consome menos água e é mais eficiente. O sistema mais utilizado na bananicultura é o de microaspersão, onde se utiliza um microaspersor para cada quatro plantas — afirma o pesquisador.

Ele explica que, quando a água é aplicada em excesso, pode trazer problemas de doenças para as plantas e perda de nutrientes do solo. O gotejamento, segundo ele, não deixa surgir umidade excessiva no bananal, pois não joga água como o método de aspersão, em forma de chuva. Ele apenas joga água em forma de gotas diretamente no solo. Isso evita o excesso de umidade e reduz doenças fúngicas.

— Se o produtor fizer um bom manejo de irrigação, é possível aplicar os fertilizantes junto com a água, passando a não ser necessária a adubação via solo, convencional. Isso ainda permite que a cultura absorva o nutriente imediatamente, o que faz com que o rendimento seja melhor — diz.

Costa acrescenta também que, em questão de manejo de irrigação, é preciso ficar atento à idade da planta. De acordo com ele, plantas jovens apresentam crescimento mais lento nos primeiros meses, absorvendo pouco nutrientes e água, pois a demanda é menor. À medida que essa planta cresce, passa a absorver mais nutrientes e mais água.

— Portanto, a quantidade de água a ser aplicada na cultura não pode ser a mesma do início ao final. Ela deve ser calculada em função da demanda hídrica da planta, do clima e da idade dessa planta. Já em relação aos investimentos, é difícil precisar os valores do custo de implantação pois variam de acordo com o caso — conclui.

Para mais informações, basta entrar em contato com a EPAMIG através do número (31) 3489-5000.

 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 6/6/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Gilvan técnico em agropecuária
07/06/2011 - 10:23
excelente Trabalho,hoje o que o consumidor procura Ú produto de boa qualidade,e um dos fatores que podem ifluenciar, Ú o metodo de irrigaþÒo adequada para as culturas.

jose carlos aposentado
07/06/2011 - 11:41
o mundo Ú tÒo interessante o mercado esta cada dia mais exigente em tudo temos tantas pessoas com varias faculdades outras com p¾s graduaþÒo mestres e doutores e o mundo esta cada vez mais sem rumo nÒo temos um padrÒo de produþÒo os nossos politicos quando querem chegar ao poder tem tantas propostas que a primeira que eles aplicam o roubo .

marcio
07/06/2011 - 15:35
Chega de imprirismo. temos que adotar tecnologia. hoje em dia se tem lucro Ú com o que se pode refinar e a tecnologia Ú o caminho. gostei da matÚria.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Bananicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada