|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
23/05/2011
|
Carregando...
Com a tecnologia facilitando cada vez mais a vida do produtor, surgem máquinas como o conceito dois em um, ou seja, o produtor que antes precisaria de duas máquinas diferentes para realizar determinado manejo, passa a fazer o mesmo trabalho com apenas uma máquina, economizando tempo e dinheiro. Apresentado pela Ikeda no Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, o cultivador e sulcador de cana chega ao mercado com esse conceito de duas funções em uma única máquina.
Segundo Edson Alves Cardoso, representante comercial da Ikeda, a máquina, na função de cultivador de cana, vem equipada com um sistema de hastes em formato de Y. Esse sistema faz uma descompactação na lateral da cana na profundidade desejada sem ofender as raízes, mexendo o mínimo com o solo e com a palha.
— Essa máquina, à princípio, foi lançada como cultivador, mas, para se tornar uma máquina completa, tivemos uma necessidade de criar também o sulcador. Esse sulcador veio para melhorar em tanto termos de sulcação, como em aplicação de veneno para combater o migdolus — afirma o representante.
Cardoso diz que a haste possui uma lâmina com dois bicos, capaz de criar uma cortina de veneno entre 10cm e 12cm abaixo da sulcação. Com isso, cria-se uma lâmina de veneno, justamente abaixo de onde está sendo depositada a cana de plantio.
— Essa máquina foi desenvolvida porque boa parte das usinas, hoje, aplicam os herbicidas em uma área de expansão e entram com essa máquina para fazer o controle do migdolus, já sulcando para o plantio da cana, sem o preparo de arados ou outra subsolagem — explica o representante comercial.
Cardoso acrescenta também que a máquina conta com uma lâmina subsoladora, parecida com a do sulcador, que substitui as ponteiras, quebra a compactação em uma projeção de 45cm a 50cm, e aplica o inseticida também para o combate do migdolus.
— Os equipamentos já estão disponíveis aos produtores na própria fábrica. Normalmente, essa máquina atende na parte de sulcação a todas as usinas. Mas a questão do combate ao migdolus é destinada ao estado de São Paulo e outras regiões, como o norte do Paraná e poucas regiões do Mato Grosso — ressalta.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Ikeda através do número (14) 3408-1008.
|