|
|
Kamila Pitombeira
19/05/2011
|
Carregando...
Com a evolução da tecnologia utilizada no campo, surgem mais e mais novidades que prometem facilitar e aprimorar o manejo agrícola. Algumas dessas novidades tecnológicas foram apresentadas no Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. A Massey Ferguson, por exemplo, expôs alguns equipamentos que podem ser acoplados às máquinas agrícolas e são capazes de realizar mapeamentos de produtividade e até percursos automáticos pela lavoura.
Segundo Niumar Aurélio, coordenador de marketing da Massey Ferguson, alguns dos equipamentos apresentados no evento avaliam a variabilidade que existe na lavoura, já que ela não é uniforme, portanto, existem variações.
— É preciso saber qual a variabilidade existente para poder tratá-la. Outros equipamentos automatizam algumas funções de maneira que eliminam o erro humano, aumentando a eficiência da máquina e qualidade do trabalho realizado — afirma o coordenador.
Um dos equipamentos expostos no Agrishow é o sistema para mapeamento de produtividade. Deacordo com Aurélio, esses equipamentos são embarcados em colhedoras de grãos e conseguem medir a produtividade, armazená-las em um dispositivo móvel e, com esses dados, pode-se gerar mapas de produtividade para serem utilizados no manejo das áreas agrícolas.
Outros equipamentos disponibilizados pela empresa são os sistemas de direcionamento automático. Eles fazem o percurso da lavoura de maneira automática e, para o coordenador, com maior precisão, conferindo melhor qualidade do trabalho e maior eficiência.
— Todos esses equipamentos não dispensam a figura humana. Mas o operador deve ser devidamente treinado e saber todas as funções de configurações para que eles sejam utilizados adequadamente. Para essa configuração, geralmente são utilizados dados da máquina, como tamanho e largura. Essas informações são importantes para que se possa fazer, através de satélite, o cálculo da posição da máquina na lavoura — explica.
Ele diz ainda que esses equipamentos podem melhorar a produtividade, pois, segundo ele, no momento em que a lavoura é manejada adequadamente, o que se espera é o aumento de produtividade.
— Eles permitem também utilizar melhor o maquinário, o que reduz os custos de produção. Já os custos para adquirir os equipamentos não são altos. Eles podem ser adquiridos na hora da renovação da frota ou podem ser acoplados às máquinas que já estão no campo — conta Aurélio.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Massey Ferguson através do número 0800-70-44-198.
|