|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
16/05/2011
|
Carregando...
Apresentada pelo Intituto Agronômico de Campinas (IAC) na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, a cultivar de aveia IAC8 conta com produtividade maior que a da cultivar IAC7, além de apresentar alta qualidade de fibra e betaglucano, responsáveis por diminuir a taxa de colesterol e glicose no sangue, melhorando assim a saúde humana.
Segundo Sérgio Augusto Carbonel, diretor do centro de grãos e fibras do IAC, a principal característica da cultivar é a alta produtividade, que gira em torno de 50% a mais que a da IAC7, até então, padrão das indústrias para a produção de flocos de aveia.
— A produtividade da IAC7 gira em torno de 3000 kg a 4000 kg por hectare. Já a produtividade da IAC8, em torno de 6000 kg a 8000 kg por hectare — afirma.
O diretor destaca ainda outra característica da cultivar, que seria a qualidade das fibras solúveis e alta qualidade de betaglucano, importante para baixar o colesterol e reduzir a taxa de glicose no sangue.
— Mas o que costumamos dizer é que não é somente o grão que produz aveia. Ela também conta com uma ótima produção de massa verde. Isso condiciona uma dupla aptidão dela, tanto para a alimentação humana com o grão, quanto para a alimentação animal através da pastagem — explica.
Carbonel diz também que a IAC8 é indicada para o estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Ele afirma que a cultivar já se encontra em plena produção de sementes e que, nesse ano de 2011, já foram distribuídas cerca de 10 toneladas.
— Para essa safra de inverno, a previsão é que produziremos em torno de 20 toneladas dessa cultivar para distribuição entre o final do ano e o início do ano que vem — garante.
Para mais informações, basta entrar em contato com o IAC através do número (19) 2137-0600.
![](http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/aveia_dentro_2011516122253.jpg)
|