|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
13/05/2011
|
Carregando...
Máquinas que antes eram voltadas exclusivamente para grandes agricultores, passaram a ser produzidas para atender também aos pequenos. Com algumas modificações nos quesitos tamanho e capacidade, essas máquinas passam a entrar no mercado com o objetivo de facilitar o manejo em pequenas propriedades. Apresentado na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, o misturador de ração Profile 470 chega ao mercado para atender essa parcela do setor. Mas além dele, a empresa apresentou também o espalhador orgânico, este voltado para o grande produtor.
Segundo Claiton Ecco, responsável por produtos da Kuhn, o espalhador foi criado para atender a uma necessidade do mercado brasileiro, que buscava equipamentos de maior capacidade de trabalho.
— Ele tem uma grande taxa de descarga, portanto, consegue atender muito bem às propriedades que possuem grande quantidade de esterco e têm que fazer um trabalho em ciclo diário de uso intensivo para atender a uma demanda de trabalho rápido na propriedade — explica.
Ecco afirma que o espalhador tem 14,2m³ e é um dos maiores no mercado brasileiro. Os batedores, colocados na parta traseira e responsáveis pelo espalhamento, são verticais, o que faz com que a máquina tenha uma largura de espalhamento muito ampla, permitindo grande rendimento no campo.
— Esse espalhador é basicamente utilizado para resíduos orgânicos, ou seja, materiais que são difíceis de serem utilizados com outros equipamentos para descarga. Então, a forma como a máquina foi concebida, com descarga, com uma esteira que movimenta o material para trás, mais os batedores, faz com que ela possa trabalhar até mesmo com os materiais mais difíceis de serem espalhados — garante.
Para ele, um tipo de material difícil de ser espalhado é o esterco compactado. Ele explica que esse esterco é acumulado durante o ano e deve ser espalhado em um período curto de tempo, durante um dia inteiro de trabalho.
— Já o misturador de ração vertical é uma máquina que foi criada para atender à demanda do mercado brasileiro por um equipamento de menor capacidade, justamente para atender aquele produtor que não tinha condições de adquirir um equipamento de maior proporção. Ele é capaz de fazer uma mistura homogênea, permitindo ainda a incorporação de fardos inteiros — conta.
Ecco acrescenta ainda que o misturador possui 4m³ de capacidade. Mas caso o produtor venha a aumentar o rebanho, basta colocar uma cinta superior, capaz de aumentar a capacidade do misturador para até 6m³.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Kuhn através do número (54) 3316-6200.
|