|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
13/05/2011
|
Carregando...
Uma das pragas capazes de destruir toneladas de hectares de diferentes culturas é o migdolus, um tipo de besouro que ataca o sistema radicular da planta. Como mais uma alternativa para combater a praga, a Civemasa apresentou, na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, o subsolador pesado de arrasto que, além de realizar o trabalho de subsolagem, também é capaz de pulverizar a plantação.
Segundo Alexandre Luiz Ferreira, vendedor técnico da Civemasa, ao mesmo tempo em que realiza a operação de subsolagem, a máquina combate o migdolus. Ele diz que esse combate é feito através da aplicação de defensivos a uma profundidade de, pelo menos, 50 cm, para que seja eficiente.
— É o primeiro subsolador no Brasil com essa finalidade. Essa operação de subsolagem era executada, até então, com arados. Mas nós sabemos que a aração só consegue atingir a profundidade de no máximo 35cm e, para ter um combate eficaz da praga, é preciso chegar à, pelo menos, 50cm — afirma.
De acordo com o vendedor, a máquina possui rolos destorroadores, que compõem o subsolador convencional. Esse equipamento faz a operação de subsolagem agregada à operação de combate ao migdolus. O rolo tem a finalidade de destorroar a terra e é assim que ele deixa a terra pronta para o plantio.
— O equipamento já vem sendo testado e comercializado há, pelo menos, seis meses. Quem o tem utilizado, tem ficado muito satisfeito, justamente por ele fazer essa barreira química necessária, mas na profundidade adequada, ou seja, 50 cm — explica.
Ferreira garante ainda que o subsolador é bastante robusto e que já fazia parte da linha Civemasa. Para o vendedor, o fator importante é que ele já está no mercado há bastante tempo e que a eficiência dele é reconhecida.
— Portanto, só agregamos nele o sistema de pulverização e de aplicação desse defensivo, que conta com um tanque de capacidade para 600 l — afirma.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Civemasa através do número (19) 3543-2100.
|