dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Livros  
Livro aborda tecnologia de produção do amendoim
Finalidade didática e informação técnica atualizada e adequada aos produtores rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Unesp / Fepaf
12/05/2011

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro “O Amendoim: Tecnologia de Produção”, de João Nakagawa e Ciro Antônio Rosolem, ambos professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

O projeto inicial da obra tinha um caráter essencialmente didático. Mas em função de consultas que receberam, de várias regiões do país, os autores notaram a falta de um material que também servisse aos produtores rurais. “O resultado é que o livro atende tanto a finalidade didática como a de extensão, trazendo informação técnica atualizada e adequada aos produtores rurais”, coloca o professor Rosolem.

Dentre os aspectos abordados na publicação estão: melhoramento, cultivares, clima, conservação e preparo do solo, nutrição mineral, adubação, semeadura, tratos culturais, irrigação, sistemas de produção, colheita, secagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização.

A idéia de se fazer um livro sobre amendoim é antiga. No início da década de 1970, quando os autores iniciaram suas atividades de ensino, os textos sobre a cultura eram escassos e havia poucos trabalhos de pesquisa publicados. Eles verificaram a necessidade de produzir apostilas direcionadas aos alunos.

Ao longo dos anos, os autores seguiram atualizando o material com as novidades da pesquisa e dos avanços tecnológicos de produção da cultura. Entretanto a carência de um texto mais completo sobre a cultura do amendoim continuou, notadamente a partir da diminuição de sua importância econômica e da falta de pesquisas dedicadas ao tema. “A cultura do amendoim teve uma queda em termos de área de produção e outros grãos ganharam muita importância, como por exemplo, a soja”, lembra o professor Nakagawa. “Nos últimos dez anos passou a haver novamente uma demanda mais forte pelo conhecimento da cultura”.

Segundo os autores, na primeira década do novo milênio houve o ressurgimento da cultura, principalmente em áreas de reformas de canaviais, e a partir do redirecionamento de sua utilização no mercado interno.

Mais recentemente, a produção brasileira foi submetida a novas demandas, como a necessidade de realizar rotação de culturas, seja por motivos econômicos ou ambientais, além da meta de produzir biodiesel. Nestes dois aspectos, a cultura do amendoim pode contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e retomar a posição de destaque já ocupada anteriormente. “O amendoim é uma cultura importante para entrar em rotação com outras culturas. Ele se adapta aos diferentes climas, produz bastante óleo, é uma cultura relativamente simples e fixa bastante nitrogênio no solo, enriquecendo-o. Existe um potencial a ser explorado nesse sentido”, ressalta o professor Rosolem.

“O Amendoim: Tecnologia de Produção” procura priorizar, dentro do possível, os trabalhos brasileiros de pesquisa, desde os pioneiros aos atuais, tendo em vista os avanços tecnológicos alcançados para o cultivo do amendoim que resultaram nos ganhos em produtividade e de qualidade do produto nos dias atuais. “É uma contribuição no sentido de trazer um ótica de pessoas que trabalharam com amendoim como pesquisadores e produtores; reflete a vivência dos autores na pesquisa e na produção de amendoim”, afirma Nakagawa.

O livro está à venda pelo valor de R$60,00 em livrarias e pela Editora Fepaf e pode ser encomendado pelo e-mail publicacoes@fepaf.org.br ou pelo telefone (14) 3882-6300, ramal 134.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada