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Chip para gerenciamento da frota de caminhões
Tecnologia permite o acompanhamento preciso do frotista ao gerar informações como marca, pressão, data de instalação e desgaste dos pneus
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Juliana Royo e Kamila Pitombeira
05/05/2011

Com o avanço da tecnologia, diversos tipos de chips ganham cada vez mais espaço no mercado. Seja voltados para a área de telefonia ou para o setor de eletrônicos, eles estão cada vez mais desenvolvidos. Com isso, o mercado de pneus resolveu investir na tecnologia para que os frotistas consigam estar bem informados sobre o que acontece com suas frotas.

Desenvolvido para ser acoplado aos pneus de carga, o chip da Bridgestone foi apresentado na Agrishow 2011, localizada em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. Um dos diferenciais é que o chip pode ser usado em qualquer pneu, não apenas nos da marca Bridgestone. De acordo com Fernando Ferreira da Silva, analista de Marketing da Bridgestone, o chip é colado na lateral do pneu e serve para fazer a gestão da frota.

— Com esse chip, é possível extrair informações de cada pneu que está no caminhão. Ele é acompanhado de softwares, como o Pro-flight, responsável por verificar a parte de pressão no pneu, e o Survey, responsável por identificar anomalias em algum determinado pneu. Em conjunto com os softwares, o chip consegue fazer uma previsão de desgaste do pneu — explica o analista.

Segundo ele, a partir do momento em que as informações são inseridas no chip, uma leitora é interligada e as informações extraídas são: quantos pneus estão no caminhão e quais as suas marcas, quando o chip foi colocado e a partir de qual momento foi começada a gestão desses pneus. Com isso, o frotista sabe o que comprou e o que está rodando no caminhão.

— Acompanhando as tendências do mercado, é colocado muito dinheiro para fazer a gestão do que está acontecendo realmente dentro da frota. A tecnologia está avançando rapidamente por isso desenvolvemos o chip, que pode ser acoplado em qualquer tipo de pneu e em qualquer máquina — afirma Silva.

Ele diz ainda que, através do chip, é possível saber também se foi feito rodízio com o pneu ou não. Além disso, ele ressalta que, ao fazer a recapagem do pneu, não há necessidade de retirar o chip. Para ele, isso minimiza o custo do frotista em relação ao pneu e ao chip.

— O frotista adquire uma maleta de ferramentas portátil. Portanto, a versatilidade de manusear o chip é bastante simples e rápida. A leitora tem um peso razoável e pode ser manuseada em qualquer local por qualquer pessoa — diz.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Bridgestone através do site www.firestone.com.br.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
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