|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
04/05/2011
|
Carregando...
Muito indicado para culturas de grãos, o sistema de irrigação por gotejamento tem como uma das principais características, a economia de água. Apresentado pela John Deere na Agrishow 2011, localizada em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, o novo gotejador auto-regulável de parede fina da empresa promete uma redução de até 40% no custo de implantação.
Segundo Adolfo Moura, engenheiro agrônomo responsável pela parte técnica de irrigação da John Deere, esse tubo é auto-compensante, ou seja, dá uniformidade em relação à quantidade de água e fertilizante.
— É um gotejador de alta tecnologia que foi projetado para ser colado em paredes finas ou em paredes mais grossas, de acordo com a cultura com a qual se está trabalhando. O diferencial é que ele irriga e fertiliza de maneira uniforme. Além disso, depois que todo o projeto de irrigação é montado, nós capacitamos o produtor através de cursos de irrigação para que ele possa usufruir ao máximo a tecnologia — afirma o engenheiro.
Ele diz que, dependendo da vazão, pode-se puxar linhas de até 350m. Isso diminui o custo do projeto, pois é usado menos PVC. Além disso, como o tubo é autocompensante, o produtor pode puxar longas linhas de gotejador e, ao diminuir a quantidade de PVC, pode diminuir de 30 a 40% o custo do projeto de irrigação.
— Com a utilização do tubo gotejador, o produtor pode reduzir ainda o custo de fertilizantes e água. De todos os métodos de irrigação existentes, o gotejamento é o mais eficiente. Ele pode chegar a 98% de eficiência, enquanto que o sistema de aspersão, por exemplo, chega a 50 ou 60% — explica Moura.
O engenheiro fala ainda que o setor de grãos é uma boa área para a aplicação desse tubo porque as plantações são feitas em áreas imensas, de terras muito planas, onde podem ser puxadas linhas 300 ou 350m. Com isso, o agricultor pode ainda produzir culturas fora de época, já que elas são irrigadas.
Para mais informações, basta entrar em contato com a John Deere através do site www.deere.com.br.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |