|
|
Massey Ferguson
24/02/2011
|
Carregando...
Em busca de produtividade, cada vez mais agricultores têm investido em um aspecto pouco explorado no passado. O conforto operacional das máquinas agrícolas vem sendo reconhecido como um grande fator para melhorar o rendimento dos operadores em lavouras pelo Brasil. No passado um luxo, nos dias atuais uma realidade para quem busca resultados dentro do campo.
Um exemplo que posiciona com força este conceito é a procura por máquinas cabinadas, em que o operador trabalha com isolamento do ambiente externo em cabine climatizada. Tal interesse tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O raciocínio é simples: Um operador trabalhando em uma temperatura de 40°C dificilmente terá a mesma concentração e rendimento do que um mesmo profissional fazendo a operação em uma cabine com ar condicionado, em uma temperatura de 20°C. Como as máquinas dependem deste fator humano, um operador que trabalhe em 100% de suas condições é essencial.
Pegando como exemplo tratores, algumas das ofertas atuais do mercado para gerar maior conforto operacional incluem a troca de marcha em câmbios laterais, substituindo as transmissões localizadas em meio as pernas do operador e de acesso mais trabalhoso. A inclusão de plataformas de operação plana, tornam a posição do operador menos cansativa após horas de trabalho.
Por sua tecnologia avançada, alguns itens que propiciam conforto também podem gerar economia de combustível. É o caso de algumas transmissões automáticas que são capazes de selecionar automaticamente a marcha com a melhor relação entre economia e desempenho. Assim, além de facilitar a vida do operador, o sistema ainda diminui gastos com combustível maximizando os ganhos na lavoura.Neste sentido, o conforto operacional toma cada vez mais a importância pela facilidade de operação.
Por fim, um detalhe importante. O design das máquinas. É comum se ouvir dizer no campo que a máquina não precisa ser bonita, mas também não pode ser feia. Beleza a parte, o fato é que as escolhas feitas na hora do desenho de uma máquina também envolvem sua funcionalidade. Um design bem pensado facilita ou incentiva a manutenção. Pode evitar o acúmulo de sujeira e melhorar a visibilidade do operador.
E assim se define uma das principais características que compõe o maquinário agrícola do presente e do futuro.
|