|
|
Kamila Pitombeira
18/02/2011
|
Carregando...
Apresentado pela Bayer no Show Rural Coopavel 2011, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel (PR), o inseticida Cropstar promete acabar com pragas iniciais da cultura da soja e os nematóides, eliminando uma das principais preocupações dos produtores. Além do manejo integrado de pragas, a empresa também discutiu temas como o tratamento de sementes, aspecto fundamental para o desenvolvimento da lavoura.
– O investimento em novas tecnologias, como a biotecnologia, é cada vez mais importante quando se fala em sementes. O valor agregado delas é muito elevado porque os produtores buscam a alta produtividade e o tratamento de sementes nada mais é que um seguro para que elas possam germinar, emergir e ter um stand adequado – afirma Leonar Trombini, agrônomo de desenvolvimento de mercado da Bayer.
Segundo ele, o Cropstar é um inseticida que atua nas pragas iniciais da cultura da soja. Além disso, ele é um forte atuante também contra os nematóides, como os pratilencos e os meloidógenos.
– Essas espécies diferentes têm causado certa preocupação nos produtores. Eles começaram a identificar o problema e visualizar isso como um prejuízo econômico – esclarece Trombini.
O produto é composto por dois ingredientes ativos e um tipo de cola que garante aderência à semente. Com isso, ela não é lavada no perfil do solo com a incidência das chuvas. Segundo Leonar, essas substâncias responsáveis pela boa aderência são liberadas, gradativamente, ao longo da germinação e desenvolvimento da planta.
Para o agrônomo, o tratamento de sementes é bem específico e deve-se tomar uma série de cuidados com a dosagem por quilo. Já o manejo, pode ser feito através da rotação de culturas e do uso de produtos como o Cropstar, que gera ainda cultivares mais tolerantes.
– Temos evoluído bastante nessa parte de tratamento semi ou industrial de sementes para obter melhor cobertura de ingrediente ativo por semente – explica.
Para levar claramente a informação aos agricultores que participaram do Show Rural, a Bayer optou por recursos dinâmicos, como um filme mostrando os diferenciais do Cropstar na cultura da soja, os benefícios do produto no tratamento das pragas e sua importância na questão do vigor das plantas.
De acordo com o agrônomo, muitos produtores já utilizaram o inseticida na safra 2010/2011 e o objetivo da Bayer é fazer com que mais agricultores conheçam os resultados do produto.
Para os interessados em mais informações sobre o Cropstar, basta entrar em contato com a Bayer através do número (11) 5694-5166.
|