dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Sedraf e Empaer auxiliam produtores no plantio de hortifruti para atender Central de Comercialização
Até julho de 2011, produtores serão treinados e capacitados em tecnologia da produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Empaer-MT
17/02/2011

A Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada em Várzea Grande, completará no mês de março, um ano de funcionamento. Com investimentos na ordem de R$ 3,6 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), numa área de 5 hectares e 3 mil metros quadrados de área construída, produtores de 14 municípios da Baixada Cuiabana comercializam a produção de legumes, verduras e frutas. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Agricultura Familiar (Sedraf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizaram o levantamento em 792 propriedades rurais com 508 produtores, numa área de 1.351 hectares, que poderão abastecer o ano todo a Central.

O produtor rural, Eder Messias da Costa, do município de Poconé, do assentamento rural Agroana (155km ao Sul de Cuiabá), produz hortifruti numa área de três hectares, há dez anos. Com a inauguração da Central de Comercialização 12 produtores do assentamento se uniram para comercializar a produção de quiabo, abobrinha, pepino, jiló, pimentão, berinjela e outros. Eder comenta, que para escoar a produção e vender nos mercados de Cuiabá já pagou frete de R$ 4 por caixa transportada. “Hoje ficou mais fácil. Os caminhões da Sedraf passam no município recolhendo as caixas e mercadorias”, declara Messias.

Segundo Eder, o apoio no transporte, retirando as mercadorias das áreas produtoras é um passo importante do Governo do Estado e deve ser permanente. Os assentados comercializam em média 100 caixas de produtos durante a semana. O produtor rural, Roniclei Vieira de Menezes, com o sistema de irrigação implantado em sua propriedade pretende produzir hortaliças o ano todo. “Vendendo o meu produto na Central de Comercialização estarei garantindo a ampliação de outras áreas” destaca Roniclei.

Os produtores rurais Mário Centoriano Júnior e Maria Aparecida Levandowski são os pioneiros a comercializarem a produção na Central e esclarecem que é necessário maior organização dos produtores rurais para garantir o abastecimento. Conforme Mário, é importante também organizar as rotas dos caminhões que percorrem as propriedades rurais, recolhendo as mercadorias. Ele sugere padronizar o dia e horário que será feita a coleta. “Precisamos ter o produto para o consumidor comprar no dia certo”, enfatiza Júnior.

O coordenador da Central, José Alfredo da Costa Marques, comenta que devido ao desequilíbrio da produção foram realizadas 12 reuniões com apresentação do diagnóstico de produtividade e área plantada dos produtos mais cultivados em determinadas regiões. Com a participação de 600 produtores rurais estão elaborando o Plano Municipal de Desenvolvimento e organização da produção e comercialização de Frutas, Legumes e Verduras (FLV’S). “Acredito que até o final deste ano a produção estará equilibrada e organizada para atender a sociedade de forma”, fala José Alfredo.

O supervisor Regional da Empaer, Vico Capistrano ressalta que em fevereiro será realizado a capacitação de 45 técnicos, nas áreas de fruticultura, cooperativismo, classificação de produtos, preparo do solos e outros. E até julho de 2011, produtores serão treinados e capacitados em tecnologia da produção. (Rosana Persona)

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada