Uma das principais dúvidas que tenho ouvido recentemente é sobre o processo de liquidação dos contratos futuros da BM&F Bovespa. A principal diferença entre os contratos de liquidação física e financeira reside na substituição da entrega física da mercadoria pela possibilidade de liquidação financeira, o que proporciona maior eficiência na comercialização do produto e possibilita ainda ampliação da participação de produtores, cooperativas e instituições financeiras no mercado.
Além disso, o contrato com liquidação financeira aumenta a liquidez dos contratos, já que pessoas físicas e investidores estrangeiros, por exemplo, poderão passar a negociar no mercado sem a obrigação de entregar fisicamente o produto em sua praça de negociação.
Contrato com liquidação financeira
- Boi Gordo
- Etanol
- Milho
- Soja
Cada contrato futuro será liquidado com base no Indicador de Preços elaborado pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Universidade de São Paulo). Em parceria com a BM&F Bovespa, o indicador é divulgado todos os dias úteis, após as 18h01, nos sites das duas instituições.
No milho, por exemplo, o preço que servirá para liquidação será a média dos últimos 3 dias do vencimento do contrato. Ou seja, posições compradas e vendidas serão liquidadas por esse valor, não havendo portanto, a necessidade de entrega física e eliminando o risco de “short squeeze” (falta de produto).
Indicador de Preço Disponível do Milho
Há duas formas de liquidação da operação, portanto:
- Antes da data do vencimento ou liquidação por ordem inversa: o cliente decide liquidar sua operação antes da data final. Para isso, ele realiza uma operação de natureza igual, assumindo a posição oposta à que havia assumido na operação inicial, para a mesma data de vencimento e igual quantidade de contratos.
Ex.: Se alguém compra contratos de Boi Gordo com vencimento em janeiro e decide sair antes, deve entrar como vendedor de igual número de contratos.
- No vencimento: a liquidação é feita de forma automática pela BM&FBovespa na data de vencimento do contrato, quando é feito o último ajuste diário.
Contratos com liquidação física
Os únicos contratos agropecuários que ainda possuem possibilidade de entrega física são os de Café Arábica e Soja. No caso da soja, recentemente foi criado outro contrato idêntico, porém com liquidação através do Indicador de Preços da Soja transferida e comercializada dentro do corredor de exportação do Porto de Paranaguá.
|