dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Manejo    
A cadeia do frio e a qualidade das frutas e hortaliças
Temperatura, umidade relativa e velocidade de circulação do ar afetam o armazenamento refrigerado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernando Flores Cantillano
14/02/2011

A cadeia do frio exerce grande importância na manutenção da qualidade das frutas e/ou hortaliças. Quando a fruta e/ou hortaliça está na planta, exerce as funções vitais dos seres vivos, como a respiração e a transpiração, sendo abastecida de água e nutrientes. Ao ser colhida, continua respirando e transpirando, mas já não é mais naturalmente abastecida de água e nutrientes. Deve sobreviver com base nas suas próprias reservas acumuladas no campo. Na temperatura mais alta a fruta e/ou hortaliça respira mais rápido, consome antecipadamente suas reservas e morre mais rápido. Com temperaturas mais baixas o efeito é contrário. Assim o resfriamento tem três finalidades:

1. Reduzir a atividade biológica do vegetal, retardando o processo de maturação;

2. Diminuir a atividade dos microrganismos;

3. Minimizar a perda de água do vegetal.

Os fatores que afetam o armazenamento refrigerado são: a temperatura, a umidade relativa e a velocidade de circulação do ar. Entre estes o mais importante é a temperatura.

A temperatura é responsável por aproximadamente 70% de uma boa conservação. Há uma temperatura específica para cada espécie de fruta e/ou hortaliça. Os melhores resultados de uma boa conservação são obtidos quando se utiliza essa temperatura sem flutuações. Por isso é importante não interromper a cadeia do frio. Uma variação de 1°C ou 2°C acima ou abaixo da temperatura recomendada é muito prejudicial para a qualidade da fruta e/ou hortaliça. Um empilhamento adequado com circulação de ar apropriada na câmara fria ajuda a diminuir as flutuações de temperatura. Existem frutas e/ou hortaliças que são armazenadas sob baixas temperaturas (em torno de 0°C a 1°C) como maçãs, peras, pêssegos, uvas, morangos, ameixas, mirtilos, alhos, alfaces, aspargos, cenouras, beterrabas, entre outras. Outras são armazenadas sob temperaturas intermediárias (entre 3°C e 8°C) como as laranjas, as bergamotas e as vagens enquanto outras são armazenadas sob temperaturas mais altas (entre 10°C e 14°C) como por exemplo, bananas, mamões, limas, limões, mangas, pepinos, pimentões, abóboras.

A umidade relativa do ar afeta a qualidade do produto. Se for muito baixa, produz desidratação (murchamento) do vegetal. Se for muito alta os problemas com podridões aumentam. Na maioria das frutas e/ou hortaliças se recomenda alta umidade, em torno de 90-95%.

O ar deve ter uma velocidade adequada de circulação, para manter uniforme a temperatura.  É importante que o empilhamento seja adequado para não bloquear a circulação do ar no interior da câmara fria.

A temperatura recomendada para cada fruta e/ou hortaliça deve ser mantida na propriedade rural, no transporte e na comercialização (postos de venda), sem interromper a cadeia do frio, para assim manter da melhor forma a qualidade do vegetal. 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada