dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Embrapa Rondônia  
Segurança biológica em Rondônia: sistemas de produção vegetal
É essencial proteger as áreas de produção contra a entrada de novos patógenos e conter os já existentes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
José Roberto Vieira Junior
07/10/2014

 A Amazônia tem se notabilizado pela rápida colonização agrícola, com destaque para os estados do Pará, Acre e Rondônia. Nesse contexto, Rondônia se notabiliza por ocupar posição de destaque, quando comparada com outros estados da Região Norte do país. É o maior produtor de café, o segundo de feijão e de soja, o terceiro de arroz e o quarto maior produtor de banana.

Embora essas culturas estejam em franca expansão, há atualmente o risco de que pragas quarentenárias ausentes e presentes entrem em Rondônia e comprometam a produção agrícola. Consequentemente, torna-se essencial proteger as áreas de produção contra a entrada de novos patógenos e conter os já existentes bem como reduzir a sua incidência no Estado de Rondônia.

Na cultura do cafeeiro, a coffee berry disease, causada por Colletotrichum kahawae, encontra-se na lista das pragas quarentenárias ausentes. Esta doença está amplamente distribuída na África e também em Cuba, tendo sido relatada perda da ordem de 75% da produção de café no Quênia, mesmo quando feitas tentativas de controle químico. Há grande risco de disseminação da doença através de sementes infectadas. A seleção de cultivares resistentes que melhor se adaptem ao cultivo em Rondônia pode ser uma estratégia interessante, visando antecipar a chegada do patógeno na região.

A murcha-do-cafeeiro, causada por Gibberella xylarioides, é outra doença importante que, apesar de ainda não ocorrer no Brasil, já está presente em parte da América Central. Além de ser capaz de sobreviver saprofiticamente no solo, o patógeno também é problema em cultivos de banana, algodão e tomate, o que eleva seu potencial de risco para a agricultura da Região Norte.

Na cultura do feijoeiro, a Pseudomonas savastanoi pv. phaseolicola, causadora do crestamento-bacteriano-aureolado, está entre as pragas quarentenárias mais importantes, haja vista a capacidade destrutiva, a facilidade de disseminação e a ampla distribuição geográfica do patógeno. A doença encontra-se muito próxima do Brasil, nos países que fazem fronteira, como Venezuela, Colômbia, Peru e Suriname. É considerada praga quarentenária A1 de risco máximo para o Brasil e, devido à sua proximidade com a fronteira de Rondônia, é de alto risco para a produção de feijão no Estado. As perdas registradas decorrentes dessa doença já ultrapassaram 40% em estudos realizados nos Estados Unidos na década de 1970. O controle químico tem baixa eficiência e a busca de variedades resistentes pode ser uma medida viável.

Arroz e soja também podem ser afetadas por importantes doenças que ainda não ocorrem no país. No caso do arroz, destacam-se Heterodera oryzicola, H. oryzae e H. sacchari, Xanthomonas oryzae patovares oryizae e oryzicola, consideradas pragas-chave pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nematóides do gênero Heterodera, por outro lado, além de serem patógenos da cultura do arroz, causam sérios prejuízos em Brachiaria decumbens e Cynodon dactylon, espécies comumente cultivadas nos pastos de Rondônia.

A soja, por sua vez, apresenta o maior risco potencial de entrada de novas doenças pela forte expansão na área de produção – especialmente no Cone Sul do Estado de Rondônia – e por possuir uma gama considerável de patógenos classificados como pragas quarentenárias A1, dentre os quais se destacam Heterodera trifolii e Phytophthora megasperma f.sp. glycinea.

Em função do risco a que está exposta a agricultura rondoniense e amazônica por extensão, torna-se necessário elaborar programas de análise de riscos dessas doenças e pragas tanto local como nacionalmente. A avaliação de risco é o elemento-chave para determinar se uma praga é potencialmente danosa ou não. Segundo especialistas, para elaborar uma boa análise de risco de pragas é necessário determinar alguns aspectos como: identificar as pragas quando e onde chegam; estimar as consequências da entrada da praga; determinar a probabilidade da ocorrência da praga na região; elaborar as conclusões e descrever as incertezas; identificar as opções de mitigação; avaliar as opções de mitigação quanto à eficiência, viabilidade e impacto; elaborar recomendações e descrever as possíveis incertezas; e, por fim, decidir quanto ao controle.

Artigo publicado originalmente em 27/01/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Embrapa Rondônia - Artigos já Publicados

Conilon: parceria vai desenvolver tecnologias para viabilizar colheita mecanizada em RO
01/07/2011

Pecuária na Amazônia e a ameaça dos carrapatos
11/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada