O segmento agrícola hoje caracteriza-se por tecnologias direcionadas a eficiência no processo produtivo e, para se obter uma maior produtividade com menor custo, necessita-se de entendimentos de alguns princípios fundamentais para obtenção de altas produtividades, dentre eles o manejo da fertilidade do solo dentro de um conceito de equilíbrio solo-planta.
Afim de potencializar o máximo de produção requerida pela carga genética de uma cultura, depende-se primeiramente de buscar a neutralização de fatores limitantes dentro do processo produtivo como, compactação do solo, controle de invasoras, pragas e doenças, além da necessidade de obtenção do equilíbrio nutricional, pois o nutriente em menor concentração na solução do solo, sob condições de estado constante, tende a ter efeito limitante na planta, quando busca-se um balanço nutricional do solo, “Lei do Mínimo de Liebig”.
Contudo, levando em consideração que o excesso de qualquer fator de produção pode ser prejudicial, “Lei do Máximo de Mello”, que a produtividade cresce até o ponto que a resposta do fator limitante se torne nula, podendo seu efeito se tornar prejudicial, reduzindo a produtividade, nos leva a repensar sobre as atuais práticas de manejo do solo. Outro fator de importância pela busca do equilíbrio nutricional refere-se ao condicionamento da planta em relação aos fitopatógenos, pois os radicais livres e o acumulo de nitrogênio na seiva da planta, formados em decorrência do desequilíbrio nutricional, favorecem os ataques de pragas e doenças.
Essa busca pelo balanço nutricional de nutrientes deve-se levar em apreço as relações entre os nutrientes, à demanda da planta para atender à produtividade esperada, a exportação e os teores adicionados e disponíveis no solo. O i9FertiCampo, software de recomendação de corretivos e fertilizantes, lançado pela empresa i9Campo torna-se, dentro desse contexto atual, uma ferramenta de grande relevância no processo de tomada de decisão para obtenção de um sistema nutricional equilibrado.
Assim, dentro do manejo da fertilidade do solo, deve-se ter cuidado para que as relações dos nutrientes estejam em uma proporção adequada, caso contrário, a resposta das culturas pode ser afetada negativamente, além de provocar desequilíbrio biológico, favorecendo os patógenos do solo.
|