Carregando...
Novas variedades transgênicas de soja estão chegando ao mercado em materiais superprecoces ou em semiprecocidade para regiões mais frias. As novidades foram apresentadas durante o Encontro Tecnológico de Verão da Coodetec que aconteceu nos dias 13 e 4 de janeiro, em Cascavel, no Paraná. A cooperativa mostrou aos produtores rurais quatro novas cultivares que já terão sementes disponíveis este ano e outras três cultivares em fase de pré-lançamento para a safra 2012/2013. Além disso foram recomendadas outras 14 variedades com sementes já existentes no mercado e mais 21 linhagens-elite que serão utilizadas para safras futuras.
— Dentre os lançamentos eu destacaria a CD 250 RR, que é uma cultivar superprecoce de 110 a 115 dias, de rendimento médio de 3.500 quilos por hectare e recomendada para abertura de semeadura no final de setembro, início de outubro. Como o ciclo é muito curto ela possibilita a colheita antes do fim de janeiro e com isso, há a condição de plantar o milho safrinha no início de fevereiro e colher o milho safrinha com muita segurança antes dos meses de inverno. Outro destaque entre os lançamentos é a CD 248 RR, que já é recomendada para ambientes mais frios como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ela foi a mais produtiva com mais de 3.800 quilos por hectare. É uma cultivar precoce com resistência ao acamamento e porte baixo, que são características muito desejáveis nestas regiões — explica Marcelo Da Costa Rodrigues, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Coodetec.
A linha de lançamentos é completada com a CD 249 RR, recomendada para regiões frias, e a CD 238 RR, de ciclo semiprecoce para regiões mais quentes como sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e Norte do Paraná. Todos os materiais em pré-lançamento são versões transgênicas de variedades antigas, que agora poderão ser plantadas com a tecnologia RR. São elas a CD 215, CD 221 e CD 202. Todas as variedades foram semeadas em duas épocas de semeadura para demonstrar aos visitantes a adaptação de cada uma delas para o ambiente de Cascavel.
— Entre os materiais comerciais que já estão no mercado, os destaques são o CD 241 RR de ciclo precoce a semiprecoce para antecipação de semeadura, característica bem desejada para região sul do Brasil, e a 206 RR para regiões com resistência ao acamamento e foi lançado na safra passada com a versão transgênica. Ainda tem o CD 236 RR e a CD 235 RR, duas cultivares precoces — acrescenta.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |