Relutei muito ao receber o convite (creio que desafio seria uma expressão melhor), do Portal Dia de Campo, para escrever uma coluna mensal sobre Agricultura sustentável. Minha insegurança decorre da responsabilidade de escrever sobre um assunto extremamente polêmico, e ao mesmo tempo apaixonante e desafiador. Não tenho nenhuma dúvida de que, excluindo-se os extremismos técnicos e as questões políticas, o tema por si só é de interesse de todos. Desconheço qualquer agricultor que não queira preservar a sua propriedade para garantir o futuro de sua família. Também entendo a angústia dos agricultores pela sobrevivência econômica do dia-a-dia e a carência de informações sobre o tema.
Considerando estes aspectos, decidi aceitar o convite, desde que os textos aqui apresentados possam servir de auxílio para que agricultores e técnicos atendam a pressão atual da sociedade urbana por eficiência econômica, justiça social e preservação ambiental
Neste sentido, daremos prioridade para apresentar os avanços tecnológicos e processos que, por falta de divulgação e esclarecimentos, tem a sua importância na produção agrícola e na preservação ambiental desconhecidos, ou mesmo desconsiderados pelo grande público, seja ele composto por produtores e técnicos, mas também pelo consumidor.
Nossos comentários serão orientados pelos preceitos da Agricultura Sustentável. Entretanto, isto não significa, que outras formas de agricultura, com objetivos semelhantes, não receberão atenção, muito pelo contrário. Apenas não queremos, neste espaço, discutir as sutilezas que diferenciam as diferentes agriculturas cujos objetivos assemelham-se, mas que podem gerar confusão para o leitor. Para esta coluna, Agricultura sustentável é definida de forma ampla, onde inserem-se várias correntes, tais como: agricultura orgânica, agricultura biológica, agricultura alternativa, agricultura ecológica, agricultura biodinâmica, agricultura de baixos insumos, agricultura de baixo carbono, agricultura regenerativa e agroecologia.
Esta coluna estará, também, à disposição para colaboradores que queiram apresentar artigos ou questionamentos específicos envolvendo o tema. Espero, sinceramente, que nossa participação possa ser proveitosa e duradoura. Um grande abraço e até o próximo encontro.
|