Na natureza tudo está interligado. Com a água e as florestas, também é assim. Inclusive existe uma Ciência: chama-se Hidrologia Florestal. Ela estuda e desenvolve manejos ambientais para microbacias hidrográficas, que estão totalmente ligadas aos demais aspectos do funcionamento de um ecossistema.
As microbacias são bacias hidrográficas consideradas pequenas, mas com grande sensibilidade às chuvas intensas e ao uso do solo - por isso, a necessidade de um planejamento especial para a rede de drenagem. Ainda dentro do conceito de microbacia, há o ciclo hidrológico, que engloba a existência e a conservação da vegetação natural e das matas ciliares.
As matas ciliares são responsáveis pela manutenção de áreas de paisagem dinâmicas, consideradas áreas ripárias e de importância ecológica, geomorfológica e hidrológica. Elas ajudam a manter o ritmo e o os níveis dos rios, protegem o solo situado nas margens e previnem inundações. É por conta de todos estes elos, que todo o conjunto precisa ser analisado em um estudo de Hidrologia Florestal.
Os estudos de Hidrologia Florestal envolvem o monitoramento e o aperfeiçoamento de indicadores hidrológicos, que servem como referência na obtenção de bons resultados em seu manejo. Para isso, há a necessidade do uso de tecnologias ambientais, que possam mensurar os parâmetros a serem analisados e obter resultados precisos para o estudo de manejo de microbacias. Medidores de nível d’ água, instrumentos de medição de vazão, monitoramento da qualidade da água, pluviômetros, estações meteorológicas, entres outros, são alguns dos equipamentos fundamentais para aplicação neste tipo de monitoramento.
O especialista ressalta ainda, que é de extrema importância a responsabilidade sobre a formação e implementação de programas e políticas para a gestão de manejo de microbacias nos municípios, o que cabe aos proprietários das terras, aos poderes públicos, políticos e administrativos.
Por isso, o investimento em tecnologias ambientais com procedência idônea e confiabilidade de dados são extremamente importantes para este tipo de trabalho.
Para sabe mais sobre monitoramento hidrológico em bacias e microbacias, visite o site: www.agsolve.com.br
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |