dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     09/08/2022            
 
 
    

No mercado consumidor a qualidade da carne suína tem considerável importância em todos os segmentos da indústria especializada. O consumidor atual observa a boa qualidade da carne através de características sensoriais como, aparência, cor, sabor, textura e suculência, sem falar em seus nutrientes, como proteína, pigmento e gordura intramuscular e por fim, aspectos higiênicos e sanitários.

Atualmente o que vemos é um consumidor ditando as regras, ou seja, o consumidor é quem determina o que o mercado deverá produzir. Sendo assim, novas formas de apresentação da carne suína são oferecidas atualmente no mercado como, cortes modernos e embalados em porções individuais oferecendo praticidade, além de uma maior variedade de cortes, com o objetivo de mostrar ao consumidor a versatilidade da carne suína, inclusive para o tradicional churrasco, mas especialmente para o dia-a-dia da família.

Por isso investir em novos cortes, através da capacitação de profissionais do setor é o que Associações e segmentos da indústria especializada estão fazendo há algum tempo. O processamento da carne suína é feito em ambiente climatizado, iniciando-se pela desossa e separando os cortes para fins específicos. Tradicionalmente a carne suína era comercializada em cortes grandes, como pernil e paleta e em cortes menores restritos ao lombo e à bisteca, contudo, hoje podemos ver nas gôndolas de supermercados e açougues à venda, cortes suínos como filé mignon, alcatra, coxão mole, picanha, costela, medalhões, almôndegas e hambúrgueres.

Você sabia que o molho bolonhesa original é feito com carne suína moída? Este é só mais um exemplo da versatilidade que a carne suína pode oferecer assim como o verdadeiro strogonoff também é feito com carne suína. Da carcaça suína é aproveitado inclusive o couro, a orelha, o pé, a máscara para fazer a nossa deliciosa feijoada, o que nas outras carnes não é aproveitado.

Portanto na carne suína, todas as partes da carcaça são aproveitadas, é somente uma questão de conhecimento e habilidade dos profissionais do setor, e um reconhecimento maior da empresas em ver seu funcionário apto para atender o que o consumidor deseja. Este investimento é uma das formas de agregar valor à carne suína e em conseqüência ter um aumento na sua comercialização.

 

 

 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Suinocultura - Artigos já Publicados

O produto suíno é importante para o país?
17/06/2011

Rastreabilidade e certificação do processo produtivo
21/01/2011

Benefícios da carne suína na alimentação humana
03/11/2010

Suinocultura e o crescimento do consumo interno
24/09/2010

Conteúdos Relacionados à: Mercado
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada