Discutir sobre o tema relativo à eficiência do processo produtivo agrícola, na Região Centro Oeste do Brasil, passou a ter importância somente à partir do inicio da década de 80, quando um conjunto de fatores, representado por um ambiente econômico de programas e de subsídios para alguns insumos voltados para agricultura, abriu espaço para uma nova etapa de tecnologias direcionadas a eficiência no processo de produção.
Dentre estas etapas pode-se relacionar a evolução dos conhecimentos inerentes entre as relações e as interações solo-planta que, além de ser caracterizado por um sistema aberto onde, os elementos são constantemente removidos de um lado e acumulados no outro, também se encontram instáveis, principalmente devido à perda de elementos por volatilização, lixiviação e erosão.
Toda prática de adubação tem como objetivo imediato de aumentar os elementos na solução do solo, garantindo um fornecimento adequado, mas como já nos ensinava Aristóteles: “as plantas não têm alma para pensar”, elas absorvem do solo, sem muita discriminação, os elementos essenciais, os benéficos e os que podem causar-lhes toxidez.
A adubação e a nutrição mineral das plantas estão estre os fatores que mais tem afetado o rendimento agrícola no mundo, fato este agravado por não se conhecer em profundidade as exigências nutricionais da maioria das culturas de interesse agronômico. Assim identificar as limitações nutricionais do ambiente solo e determinara as dosagens mais adequadas de corretivos e fertilizantes a serem ministradas constitui a forma mais simples e eficaz para elevar o potencial produtivo das culturas.
Diante das exigências dos produtores e do mercado tecnológico inovador, as recomendações de fertilizantes vêm se adaptando com a utilização de ‘Modelos’ ou ‘Sistemas’ como estratégia eficiente e vantajosa. No Brasil esta abordagem é recente e surgiu com o desenvolvimento do sistema de Recomendação de Adubação para o Eucalipto-NUTRICALC, posteriormente aperfeiçoado e utilizado para diferentes grupos de culturas.
A empresa i9Campo lança hoje um software de recomendação de corretivos e fertilizantes para diversas culturas, chamado i9FERTCAMPO, elaborado por meio de sistematização e modelagem de informações disponíveis na literatura sobre adubação e nutrição mineral das culturas, levando em consideração as exigências e demandas nutricionais específicas de determinada cultura. O enfoque direcionado, dado pelo Sistema de Recomendação, vem a propiciar doses de corretivos e de fertilizantes mais criteriosas e coerentes com a realidade, por apresentar uma abordagem de base cientifica mais consistente permitindo recomendações mais abrangentes e passiveis de continuo aperfeiçoamento.
|