dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     13/01/2025            
 
 
    

Demonstramos os resultados das medições de campo referentes às perdas de nitrogênio frente às diferentes formas de adubação deste elemento. A constatação feita, dependendo da fonte, a exemplo da ureia aplicada a lanço frequentemente usada na região (Rio Verde-GO), segundos estudos anteriores, contabilizou perdas de até 80%.

Assim, procuramos alertar o produtor quanto a respeito e como ele pode manejar a cultura, a fim de evitar tal prejuízo. Na prática, especialmente na safrinha, a ureia, por ser a fonte mais barata, é também a mais utilizada.

Neste contexto, uma prática comum é sua aplicação a lanço. Devido à predominância do plantio direto na região, essa condição é propícia à constatação destas perdas por volatização. Como este fenômeno não é visível e nem sempre reflete na cultura do milho, que tem a capacidade de utilizar o nitrogênio de outras fontes, isso não é considerado, porém, com o tempo pode-se levar à degradação do solo.

Se for utilizar a ureia como fonte de nitrogênio, a mesma deve ser incorporada no solo e não aplicada a lanço. Nestes casos, o produtor pode aumentar a quantidade de nitrogênio no plantio , usando fórmulas com maior concentração de nitrogênio, como a 12-15-15 ou cultivadores de plantio direto para fazer a incorporação pós-plantio.

Outra alternativa é trabalhar com produtos diferenciados, como o sulfato de amônia, e fertilizantes nitrogenados especiais, que oferecem uma redução de perda, porém, deve-se analisar a viabilidade desta utilização. Convertendo em números, caso o produtor rural gaste R$ 2,00 por kg de nitrogênio e utilize 100kg, com a aplicação incorreta poderá ter perdas de até 80%, o mesmo terá um prejuízo de R$ 160,00 por hectare, fato considerável, principalmente no período da safrinha

 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Antonio Saraiva Muniz
26/11/2010 - 11:34
A urÚia apresenta menor preþo por kg de N, no adubo; o que estimula o seu consumo pelos agricultores.Contudo, apresenta intensas perdas quado aplicada superficialmente. Esta Ú uma questÒo muito importante e nÒo tem sido suficientemente considerada no manejo da adubaþÒo nitrogenada.Assim, deve-se firmar posiþÒo de que a mßxima eficiÛncia e economia do fertilizante s§a obtidas quando este Ú aplicado incorporado. Deve-se fazer uma campanha de esclarecimentos, inclusive.

Jeferson Antônio de Souza (jeferson@biosolos.com.br)
26/11/2010 - 14:36
Concordo com Ant¶nio Saraiva e penso que devemos ser mais agressivos e responsßveis nas recomendaþ§es de uso da urÚia, nÒo s¾ pelo prejuÝzo do produtor mas tambÚm pelo dano causado ao meio ambiente pela evaporaþÒo ou pela lixiviaþÒo do N da urÚia aplicada incorretamente. S¾ para conhecimento, trabalhamos com uma tecnologia onde produzimos um adubo nitrogenado para substituir a urÚia e nÒo apresenta perdas por evaporaþÒo ou lixiviaþÒo. Adicionamos Ó ureia uma pasta composta de complexos enzimßticos, aminoßcidos e ßcidos orgÔnicos, produzindo um fertilizante com 25% de N para substituir os 100% aplicados via urÚia. Estamos conseguindo produtividades maiores, inclusive, e com custo mais baixo. Vou deixar meu e-mail, caso alguÚm se interesse em mais detalhes: jeferson@biosolos.com.br

Marianoemater@hotmail.com
07/01/2011 - 09:40
ParabÚns pela pesquisa. SÒo trabalhos como estes relacionando eficiÛncia e economia que valorizam o profissional de ciÛncias agrßrias no cumprimento do seu papel perante a sociedade.No entanto temos que levar esses resultados e informaþ§es ao campo, pois ali Ú que estÒo diretamente o alvo destes benefÝcios; os produtores e suas famÝlias. O meio ambiente tambÚm agradece.


att Mariano

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada