A última vez que o assunto La Niña entrou em discussão entre os participantes do mercado foi no final de 2007. Naquele período a preocupação com os efeitos do fenômeno fez o mercado oscilar bastante, mantendo-se nos maiores níveis de preços do ano. Estamos vivendo momentos parecidos agora, porém, dessa vez, com maior intensidade.
O Brasil vive sob influência da La Niña nesta primavera, de forma que seu auge deverá ocorrer de setembro a janeiro. Como resultado desse fenômeno, teremos um regime de chuvas abaixo do normal em várias regiões do País, com temperaturas mais baixas também. Em Santa Catarina, por exemplo, temos a primavera mais fria desde 1991. Em Caçador, a temperatura média está em 16,5ºC nestes dez primeiros dias de novembro, sendo que o normal seria 18,5ºC.
Previsão de temperatura para 13/11/2010
Esse cenário traz preocupações e incertezas sobre o bom andamento da safra 2010/2011. Precipitações tardias nas regiões sul, sudeste e centro-oeste também causaram atraso no plantio de milho e soja. O frio fora de época elevou o risco para os produtores que plantaram em setembro e inicio de outubro, especialmente no RS com possíveis ocorrências de geadas, especialmente em áreas de altitudes superiores a 600m e também em áreas de baixada. O lado positivo é que o frio abaixo do normal, somado à baixa umidade, reduz a incidência de pragas nas lavouras: preços sustentados por esses fatores e boas produtividades irão garantir ao produtor um bom retorno nesta safra. A grande preocupação neste momento será com uma provável estiagem durante dezembro, que terá menos dias de chuvas não uniformes, porém com volumes significativos.
Precipitação acumulada nos últimos 60 dias
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |